TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Didática

Tese: Resumo Didática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Na concepção pedagógica dominante em que o professor era o detentor do saber e o aluno apenas o receptor de informações repassadas, a avaliação era vista como um fator decisivo, e ainda nos dia de hoje ela é constantemente vista dessa maneira, isto é, se o aluno tirasse uma boa nota na avaliação isto o classificaria apto para passar de ano e dar prosseguimento a sua carreira escolar. Nessa concepção o aluno é avaliado pela quantidade de informações retidas por ele e não pelo que ele realmente aprendeu.

Na concepção de educação moderna em que aluno passa a ser um personagem dinâmico e ativo com relação a sua aprendizagem, a forma de conceber a avaliação passa a ter uma postura filosófica na educação do aluno. Ela passa a não ter mais apenas a função de atribuir notas. Assim, o conceito de avaliação se torna mais amplo e passa a depender da postura filosófica de cada instituição de ensino.

Geralmente ela é uma forma de verificar se os objetivos propostos estão sendo atingidos, entretanto enquanto a aprendizagem do aluno está sendo analisada o próprio trabalho docente também está sendo avaliado, pois a avaliação dos sucessos e dificuldades dos alunos na aprendizagem dá ao professor informações sobre sua prática pedagógica e então a partir dai ele possa fazer ajustes para aperfeiçoa-la.

O termo avaliar não pode ser confundido com os termos medir e testar, pois estes três termos são distintos. Testar significa verificar um desempenho através de situações previamente organizadas, ou seja, de um teste. Medir significa descrever um fenômeno do ponto de vista quantitativo. Avaliar já é um termo mais abrangente, que por sua vez significa interpretar dados quantitativos e qualitativos para se obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios. Como vemos, estes termos são distintos, porém complementares e todos são válidos no processo de aprendizagem pois todos eles têm funções distintas.

A avaliação tem várias funções no processo de aprendizagem. As principais são:

Conhecer os alunos- Se dá no início do período letivo e tem função diagnóstica que ajuda a detectar o que o aluno aprendeu nos períodos anteriores especificando sua bagagem cognitiva.

Identificar as dificuldades de aprendizagem- Através dessa função ela permite diagnosticar as dificuldades do alunos, tentando caracterizar sua possíveis causas.

Determinar se os objetivos proposto foram ou não atingidos- Também denominada avaliação formativa, sua função é verificar se os objetivos estabelecidos foram atingidos e seu propósito fundamental é verificar se o aluno está conseguindo progredir gradativamente.

Aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem- Essa função fornece dados que permite avaliar diretamente o nível de aprendizagem do aluno e indiretamente a qualidade do trabalho docente.

Promover os alunos- Tem função classificatória, consiste em classificar os resultados obtidos pelos alunos ao final de um semestre, ano ou curso, tendo por base os níveis de aproveitamento preestabelecidos para que ele possa ser promovido de uma série para outra ou de um curso para outro.

Sabe-se que existem três técnicas básicas para se avaliar o aproveitamento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com