Situação Conjuntural da Economia Brasileira
Por: nicolas1234 • 20/5/2017 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Atividade Individual |
Situação conjuntural da economia brasileira |
Setembro /2016 |
[pic 2]
Elaborado por: Nicolas Costa Da Silva
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 17N
Tópicos desenvolvidos
- A política fiscal – análise dos gastos do governo;
- A política monetária – análise das condições monetárias em geral;
- A política cambial – análise do balanço de pagamentos, do regime cambial e do movimento da taxa de câmbio.
Apresentação e objetivo
Neste trabalho será abordado as politicas econômicas e como elas se aplicam no nosso país. Políticas, Fiscal, monetária e de cambio. A descrição e a função de cada política e a aplicabilidade de tais politicas na nossa economia.
Política fiscal
A Política fiscal tem como principal objetivo controlar e dirigir todas as receitas e gastos do governo, sendo um superávit o resultado positivo, ou seja, arrecadação maior que as despesas, considerando o mesmo período e o inverso disso têm-se um déficit, resultado negativo decorrido de gastos maiores do que a arrecadação, a fim de regular a atividade econômica do país.
O país não vive um bom momento orçamentário, na verdade não sei se de fato já se passou por um momento bom, tendo em vista que a cada novo governo, a cada nova gestão é relatado um resultado orçamentário bem diferente do que o informado pelo governo anterior, ou seja, não se tem uma informação fidedigna.
A informação que temos hoje é que assumidamente o país está endividado e a previsão é que essa dívida seja sanada apenas em longo prazo, o que gera um cenário de incertezas para empresários, investidores e a própria população. Para empresários, a ruim expectativa do aumento dos tributos. Para os investidores o receio de investir em um país que não consiga rentabilizar seus investidores e para os consumidores os juros altos e inflações cada vez maiores o que os faz perder o poder de compra e o padrão de vida adequado.
Política monetária
A Política monetária é responsável por controlar a quantidade de circulação da moeda, com o objetivo de controlar a inflação. Pode-se ter este controle através de três ferramentas:
- Restritiva para diminuir o dinheiro em circulação visando controlar o aumento dos preços;
- Estável que também tem o objetivo de controlar o aumento dos preços e desaquecer a economia, e;
- Expansionista que visa aumentar o dinheiro em circulação e aquecer a economia.
Podemos dizer que hoje a política monetária adotou o modelo restritivo, para poder controlar o aumento contínuo e generalizado dos preços, que de certa forma funcionou em alguns setores, mas que em outros de nada serviu. Como por exemplo, a agricultura que sofreu muito com a estiagem e com isso a produção caiu e o preço aumentou sem que o governo pudesse interferir diretamente.
...