Supply Chain Management (SCM)
Por: blacc • 15/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
Supply Chain Management (SCM)
- Dê um exemplo de software especializado em SCM que poderia auxiliar uma empresa?
Obs.: A empresa possui várias unidades no país com foco no nordeste, a região mais promissora no segmento. Dada a proporção, um exemplo de software seria o SAP Supply Chain Management (SAP SCM).
SAP-(Aplicativo e produtos para processamentos de dados)
- O SAP SCM possui ferramentas para a criação de redes adaptáveis de cadeias de fornecimento. Estas ferramentas incluem quais funções:
Planejamento — Possibilita modelar cadeia de fornecimento por meio do fornecimento, planejamento de produção e planejamento de transporte.
Execução — Integração de sistemas de planejamento, logística por meio do gerenciamento de materiais, gerenciamento de depósitos — acrescido da inovadora tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID)
Coordenação — Possibilita o monitoramento dos processos tanto dentro quanto fora de sua empresa.
Colaboração — Permite que você compartilhe informações e estabeleça objetivos por meio de um planejamento com suporte a inventário gerenciado pelo vendedor.
- Riscos sobre a dependência do Software de Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento?
Um sistema não integrado pode afetar seus negócios de maneira geral, desde o aprovisionamento e a montagem até a distribuição pode ocasionar rupturas sérias. Nas empresas com múltiplos departamentos, instalações ou parceiros, um sistema de SCM legado ou manual pode ocasionar problemas sem solução.
Riscos importantes:
Mudança de projeto falta de acompanhamento na implantação, treinamento adequado e auditoria.
- Quais os tipos de problemas abordados por um SCM?
Estratégico: otimização da rede, incluindo o número, localização e tamanho da armazenagem, centros de distribuição e instalações.
Parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e clientes, criando canais de comunicação para informações críticas e melhorias operacionais, tais como cross-docking (expressão utilizada para indicar os produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade e que não são estocados).
Gerenciamento de ciclo de vida, de modo que os produtos existentes e novos podem ser perfeitamente integrados na cadeia de suprimentos e gestão de capacidades.
Sourcing de planejamento, incluindo estoque atual e previsão de demanda, em colaboração com todos os fornecedores.
Informações: Integração dos processos através da cadeia de abastecimento para compartilhar informações valiosas, incluindo sinais de demanda, previsão, inventário, transporte, colaboração em potencial, etc.
- O que é scor na scm?
O SCOR (Modelo de Referência de Operações da Cadeia de Suprimentos) é uma ferramenta de gerenciamento usada para tratar, melhorar e comunicar decisões de gerenciamento da cadeia de suprimentos dentro da empresa e com os fornecedores e clientes de uma empresa. O modelo descreve os processos de negócios necessários para satisfazer as demandas de um cliente.
- Quais os benefícios do modelo SCOR?
O modelo trás eficiência as empresas que o utilizam para identificar problemas na cadeia de suprimentos. Permitindo a alavancagem total do investimento de capital, a criação de um roteiro da cadeia de suprimentos, o alinhamento das funções do negócio e uma média de duas a seis vezes o retorno do investimento.
- Como eu sei que preciso de SCOR?
Se seus fornecedores atendem às suas expectativas?
Se você está atendendo às expectativas do seu cliente?
Através de uma analise na sua scm.
E se minha cadeia já for eficiente? Você pode usar o modelo para entender se ela pode ser mais eficiente.
- Quando ocorre o movimento de uma visão SMC para DCM altera os objetivos?
Sim, pois o foco passa a ser a produção estimulada a demanda de clientes específicos.
- Oito processos considerados pilares do SCM, quais são eles?
Projeto e re-projeto do produto, Projeto e re-projeto do processo medição de desempenho, gestão da capacidade, planejamento, aquisição/abastecimento, execução/produção e entrega.
- Quais os benefícios do globalsourcing?
Vantagens: exclusividade nos produtos, baixo custo em escala, produtos com padrão internacional de qualidade, poder de compra em grande escala, desenvolver fornecedores alternativos em potencial.
Desvantagem: flutuação de moedas, riscos financeiros e políticos em países de economia emergente, controle da qualidade, restrições geopolíticas e barreiras comerciais.
...