TRABALHO CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO E CUSTO DE OPORTUNIDADE
Por: jnny2014 • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.142 Palavras (9 Páginas) • 226 Visualizações
VITORIA SANTOS MARQUES LOBATO
CUSTO DE OPORTUNIDADE E CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
SÃO PAULO 2020
VITORIA SANTOS MARQUES LOBATO
CUSTO DE OPORTUNIDADE E CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
Trabalho semestral para obtenção de nota para o curso de Gestão de recursos humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador(a): Prof. Cristiane Souza
SÃO PAULO 2020
O trabalho a seguir tem como característica desenvolver e instruir os alunos da respectiva matéria Economia e Mercado, sendo realizada pesquisas em variados livros vinculados com a matéria e sendo utilizada figuras digitalizadas. O trabalho tem como base dois temas, sendo eles: curva de possibilidades de produção (CPP) que expressa a capacidade máxima de produção da sociedade e custo de oportunidade, que seria o custo da produção alternativa sacrificada por outra. Neste cenário, empreender e analisar torna-se cada vez mais um diferencial para a inclusão no mercado e na produção deste trabalho. O objetivo desta pesquisa desenvolver pesquisas em monografias textuais de livros e ampliar conhecimentos de novos assuntos do mundo econômico e de produção.
Palavras-chave: CPP. CO.
The following work has the characteristic of developing and instructing students in the respective subject Economics and Market, with research being carried out in various books linked to the subject and using digitized figures. The work is based on two themes, namely: production possibilities curve (CPP) that expresses society's maximum production capacity and opportunity cost, which would be the cost of alternative production sacrificed by another. In this scenario, undertaking and analyzing becomes more and more a differential for inclusion in the market and in the production of this work. The objective of this research is to develop research in textual monographs of books and expand knowledge of new subjects in the economic and production world.
Key-words: CPP. CO.
Figura 1 – Curva de possibilidades de produção
Figura 2 – Curva de possibilidades de produção/custos de oportunidade crescentes
Tabela 1 – Custo de oportunidade
CPP – CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO RH – RECURSOS HUMANOS
CO – CUSTO DE OPORTUNIDADE
- INTRODUÇÃO 7
- INTRODUÇÃO À ECONOMIA 8
- CUSTO DE OPORTUNIDADE 9
- CO na vida social e profissional 10
- Cálculo ou estimativa? 10
- CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO 12
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar por meio de pesquisas realizadas através de livros, sendo dados relacionados a respectiva matéria do quarto semestre do curso de Gestão de RH da Universidade Paulista – UNIP. O proposito foi conhecer e saber como é desenvolvida a área de produção e tomada de decisões tanto no âmbito social e diário do profissional, quanto ao âmbito profissional onde o indivíduo está inserido maior parte da sua jornada diária. A pesquisa e todos os dados levantados tiveram como intuito compreensão superior e mais clara de como a matéria de economia e mercado e inserida e se desenvolve nos profissionais em seus respectivos serviços.
O termo economia é empregado por escolhas feitas por pessoas quando é existente a escassez, em outras palavras, quando existe limites ao que o indivíduo possui. Sendo também definida como a ciência social de qual maneira os indivíduos escolhe produzir recursos e serviços escassos. Ou seja, é o estudo de como a sociedade administra e produz seus recursos escassos. Tendo como indicadores a ciência social, escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição. Como a economia lida com a decisão e a escolha humano, está relacionada a matéria de ciência humanas.
Ao decorrer do globo terrestre os recursos produtivos são finitos, no entanto as necessidades humanas e fisiológicas são infinitas e diariamente são renovadas por vários fatores (aumento populacional, elevação do padrão de vida, etc) e independentemente nenhum país ao decorrer do globo consegue dispor cem por cento de todos os recursos requisitado por todos os indivíduos existentes. Sendo assim, entra o fator de escassez onde os recursos finitos em contrapartida as necessidades humanas infinitas.
Em suma, com a escassez na “jogada” todo o globo tende a escolher alternativas de produzir e distribuir recursos e serviços, ou seja alocar os recursos produtivos finitos para que possa atender o máximo possível das necessidades humanas.
O termo custo de oportunidade é referido quando algum indivíduo tem que abdicar algo para possuir outra determinada coisa, em termo “leigo”, é basicamente uma escolha, renúncia de algo para possuir outra. Trazendo um exemplo da nossa vida cotidiana, um profissional que trabalha registrado com um salário fixo mensal troca para ser autônomo. Ou, um universitário que troca seu tempo “livre” para ir ao cinema ao invés de estudar para uma prova no dia seguinte, os dois exemplos tiveram custo de oportunidade, onde os dois indivíduos abriram mão de algo para conseguir outra.
Custo de oportunidade mostra a quantidade máxima possível de bens e serviços que determina economia pode produzir com os recursos e a tecnologia de que dispõe dadas as quantidades de outros bens e serviços que também produz. (MOCHÓN, 1995, p. 3)
Agora em outros termos, a definição está diretamente ligada ao conceito de escassez em economia, referindo-se à estimativa do maior benefício seguro que é deixado para se obter após uma decisão de recursos disponíveis.
Segundo Mendes (2004): “Economia é o estudo das escolhas feitas pelas pessoas diante de situação de escassez”. O termo escassez é utilizado para recursos insuficientes para atender respectiva necessidade, onde utilizada em grandes empresas que lidam com seus problemas cotidianos, como pessoas em seus problemas “simples” no seu dia a dia. O limite criado pela escassez só é gerado custo quando há oportunidade, sendo assim, o custo real de um bem ou de um determinado serviço não é somente a quantidade de recursos que foram gastos para possui-lo, no entanto a oportunidade aproveitada de utilizar esses recursos de outra forma que foi renunciada. Embora o CO não ser o único fator onde utiliza-se para determinar os preços de mercado de bens e serviços, é interessante ser considerado.
...