Taxa de Crescimento econômico no Brasil
Por: Tácio Amaral de Oliveira • 4/9/2019 • Resenha • 698 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
Taxa de Crescimento econômico no Brasil
Tácio Amaral¹
Artigo: OREIRO, J. L.; LEMOS, B. P.; MISSIO, F. J.; PADILHA, R. A. Qual a taxa potencial de crescimento da economia brasileira? Uma análise com base na calibragem de dois modelos tradicionais de crescimento econômico.
Sobre os autores da obra:
José Luís Oreiro, professor adjunto do departamento de economia da UFPR e pesquisador do CNPq.
Breno Pascualote Lemos, aluno do programa de mestrado em desenvolvimento econômico da UFPR e bolsista capes.
Fabrício José Missio, aluno do programa de mestrado em desenvolvimento econômico da UFPR e pesquisador do boletim economia & tecnologia do departamento de economia da UFPR.
Rodrigo Ayres Padilhas, aluno do programa de mestrado em desenvolvimento econômico da UFPR e bolsista CNPq.
Resumo da Obra:
O artigo aborda sobre a taxa potencial de crescimento da economia brasileira baseando-se em dois modelos tradicionais de crescimento econômico. Primeiramente analisa o crescimento pela teoria keynesiana através do modelo de Harrod – Domar, através de calibragens do modelo, é obtida a taxa garantida de crescimento do produto, onde a mesma mede o crescimento da demanda agregada e da capacidade de produção ao longo do tempo. Os autores realizam as estimativas através das variáveis de relação capital – bruto, obtida através do Ipeadata, é observada uma tendência de aumento durante os últimos 50 anos, com base nessa observação foi escolhida o valor de 3,17.
[pic 1]
A taxa de poupança – investimento obtidas através do Ipeadata, é observada uma notável estabilidade no período entre 1991 a 2003, assim utilizando o valor de 19,26% e tomando como princípio que não haverá mudança estrutural no sistema financeiro e um investimento público e privado estável.
[pic 2]
A taxa de depreciação do estoque de capital não foi encontrada informações com base nacionais, com isso foi escolhida a média dessa mesma taxa nos Estados Unidos com o valor de 3,5%.
Ao aplicar esses valores na formula de calibragem do modelo foi alcançado uma taxa de potencial crescimento para a economia brasileira no valor de 2,57% ao ano.
[pic 3]
O segundo modelo analisado pelos autores foi o modelo de Sollow com progresso técnico exógeno e capital humano calibrado com os dados para a economia brasileira. Os autores consideram o crescimento do Brasil balanceado durante a década de 1990 e usam os seguintes parâmetro para a estimativa:
- Participação de capital na renda onde, α = 0,4.
- Produtividade total dos fatores descontada da evolução tecnológica onde, g = -0,54 %.
- Taxa de crescimento da fronteira tecnológica onde, λ = 1,53%.
- Taxa de crescimento da força de trabalho onde, ƞ = 2,86%.
- Taxa de Acumulação do capital humano onde, ƹ = 1,17%.
Aplicando na equação a seguir foi obtido a taxa de crescimento do produto potencial brasileiro igual a 4,66% ao ano.
[pic 4]
Com os valores das estimativas de 2,5% ao ano no modelo de Harrod – Domar e de 4,6% ao ano no modelo de Sollow, os autores atribuem o modelo de Harrod – Domar como um modelo mais consistente à economia brasileira levando em consideração que o crescimento médio da economia brasileira no período de 1980 a 2003 de acordo com a base de dados do Ipeadata foi de 2,31% ao ano.
...