Trabalho Escolha Três Princípios Básicos da Economia e os Comente
Por: Élida Maria • 23/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 210 Visualizações
Élida Maria Bezerra Rodrigues – 86023
ECO 270 – Turma 1
Lista de exercícios 1 – Parte 1
1. Escolha três princípios básicos da economia e os comente (com exemplos).
- As pessoas reagem a incentivos: a zona franca de Manaus é um exemplo, pois as empresas que têm interesse em abrir uma filial no Brasil encontram incentivos fiscais na cidade, como desconto em alguns impostos estaduais e municipais.
- As pessoas enfrentam tradeoffs: a resolução de determinado problema acarreta em outros, ou seja, a decisão deve ser tomada de modo à escolher um objetivo em detrimento a outro. Ex: uma empresa precisa decidir entre investir em novos equipamentos ou em expandir sua marca.
- O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços: países que produzem mais têm um padrão de vida mais elevado,
2. Conceitue custos de oportunidade e cite exemplos de sua ocorrência?
- É o que se abre mão, quando se tem duas ou mais alternativas, em uma tomada de decisão, sendo a oportunidade que deixou de ser utilizada chamada de custo de oportunidade.
Ex.: Se uma empresa investe em novos equipamentos, deixa de realizar uma reforma. Se a empresa investe na capacitação de seus funcionários, o custo de oportunidade é a não compra de novos equipamentos.
3. Considere o mercado de “carrocinhas” de cachorro quente no centro de qualquer grande cidade. Assuma que os lanches vendidos por todas são idênticos e que existe um número muito grande de vendedores e compradores. Sobre tal mercado, responda:
- Com base nas informações acima, defina a estrutura deste mercado.
- Como há um número muito grande de vendedores que suprem a grande demanda dos compradores e os produtos são idênticos, este mercado pode ser considerado uma concorrência perfeita.
- Existem barreiras à entrada no mercado?
- Não, pois qualquer um que t enha uma carrocinha pode entrar neste mercado.
- Imagine que tenha ingressado no mercado. Poderei cobrar um preço acima dos meus concorrentes? Justifique.
- Não, pois desta maneira seu produto não será competitivo e os compradores tendem a optar pelo de menor custo, uma vez que todos os produtos são idênticos.
4. Defina concorrência monopolística e diferencia do oligopólio. Por que esta estrutura de mercado recebe este nome que pode parecer contraditório, envolvendo concorrência e monopólio?
- Na concorrência monopolística há um grande número de empresas, com produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou serviço de pós-venda, permitindo intensa concorrência, margem de manobra não muito ampla por existirem substitutos próximos ao produto e não há barreiras para novas empresas. Já no oligopólio, há um pequeno número de empresas que dominam o mercado, onde, embora haja margem de manobra, as empresas tendem a formar cartéis que fixam os preços afim de atenuá-la, e há barreiras para novas empresas.
O nome concorrência vêm da não existência de barreiras para novas empresas, acarretando num grande número de empresas no mercado. Já o “monopólio” vem do diferencial que cada fabricante oferece em seu produto, tornando único, embora existam produtos semelhantes no mercado que podem ser substituídos.
5. Imagine que todas as montadoras de automóveis que atuam no mercado brasileiro decidam se fundir e criar uma única empresa. Que tipo de estrutura de mercado surgiria dessa fusão? Essa nova empresa poderá aumentar seu preço o quanto quiser? Quais os órgãos o governo brasileiro dispõe para avaliar se fusões como essa são interessantes do ponto de vista econômico?
- Monopólio.
Não, pois existem órgão responsáveis por analisar fusões de empresas com a finalidade de julgar processos administrativos relativos ao abuso do poder econômico. São eles: Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, Conselho Administrativo de Direito Econômico (CADE), Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
6. Cite as estruturas do mercado de bens e serviços e as estruturas do mercado de fatores de produção. Escolha duas estruturas dessas e comente suas características. Forneça um exemplo das duas.
- Estrutura de mercado de bens e serviços: concorrência perfeita, concorrência monopolística, monopólio e oligopólio.
Concorrência perfeita: Há grande número de empresas no mercado, os produtos são homogêneos, não existem lucros extraordinários, não há barreiras para o ingresso de novas empresas, há transparência no mercado, há demanda para todos. Ex: distribuidora de bebidas (tipo papaléguas).
Monopólio: Há uma única empresa que domina o mercado, não existe substitutos próximos para os produtos ofertados, existe barreira para entrada de novas empresas. Ex: super cooler, correios.
- Estrutura de mercado de fatores de produção: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, monopólio bilateral, monopsônio e oligopsônio.
Monopsônio: Há um único comprador para o produto de vários vendedores. Ex.: fabricação de cédulas, pois a Casa da Moeda imprime as cédulas e o Banco Central as distribui, exercendo o monopsônio.
Oligopólio: poucas empresas produzem determinado insumo. Ex: empresas fabricantes de aeronaves.
7. Conceitue Lei da demanda. Cite as principais variáveis que podem deslocar a curva de demanda e descreva-as sucintamente.
- A lei da demanda diz que, se quantidade demandada por determinado bem aumenta, o preço diminui, caso tudo mais seja mantido constante.
- Renda: é o poder de compra. Quando a renda aumenta, há mais dinheiro para cobrir alguns gastos, logo pode-se gastar mais com alguns bens que, talvez, antes não fosse possível (aumenta a demanda por determinados bens).
- Preços dos bens relacionados: a alteração de preço em um determinado produto altera a demanda por produtos similares (substitutos) ou complementares.
- Gostos e expectativas: mudanças no gosto e/ou na expectativa de determinado grupo de pessoas altera a curva de demanda.
8. Conceitue Lei da oferta. Cite as principais variáveis que podem deslocar a curva de oferta e descreva-as sucintamente.
- A lei da oferta diz que, a quantidade ofertada de determinado produto aumenta quando o seu preço aumenta, caso tudo mais seja mantido constante.
- Preço de insumos: se o preço da matéria prima de determinado produto aumenta, as empresas passam a ofertar menos desse produto.
- Tecnologia: a tecnologia tende a diminuir o preço de produção dos produtos e facilitá-la, fazendo com que as empresas possam ofertar mais com o custo igual ou até inferior.
- Expectativas: se uma empresa tem a expectativa de que o preço do produto aumente no futuro, ela tende a estocá-lo, ofertando menos no presente.
9. Suponha um mercado de farinha de trigo em equilíbrio. Agora suponha que houve seca e problemas em irrigações, o que fez com que houvesse uma quebra (diminuição) da safra de trigo do ano, como fica o equilíbrio no mercado de farinha de trigo? (Mencione as diferenças entre o equilíbrio anterior, em termos de preço e quantidade. Fazer o gráfico lhe ajudará na resposta)
...