Trabalho de Contabilidade Nacional
Por: CLortet • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 3.506 Palavras (15 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
Índice
Introdução i
Objetivos gerais 1
Objetivos específicos 1
Pergunta de partida 1
Hipótese 1
Metodologia 1
Divida pública e crescimento económico 2
Objetivos da divida publica 2
Arrecadação da divida publica 2
Vantagens 3
Desvantagens 3
Teoria económica referente a dívida pública 3
Teoria clássica da divida publica 3
Teoria da Equivalência Ricardiana 4
Crescimento económico 4
Teoria do crescimento económicos 5
Evolução do PIB e da divida pública 6
Analise da divida publica e do crescimento económico em Cabo Verde 7
Conclusão 9
Introdução
O presente trabalho é sobre o problema da dívida pública em Cabo Verde e o crescimento económico. A dívida pública entende – se como sendo o endividamento por parte das administrações pública ou governo. Essa divida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada, ou seja, quando as receitas não são suficientes para cobrir as despesas, logo é necessário emprestar capital para cobrir esse deficit. A divida é muito importante no processo de crescimento económico e de desenvolvimento do país. Quando esta é bem estruturada e mantida a um nível sustentável, o dinamismo do consumo e do investimento fluem de forma normal, estimulando o crescimento económico. Porém, quando esta não é sustentável, ela pode contribuir de forma nefasta para economia, podendo pôr em causa toda a dinâmica do mercado financeiro, do consumo e do investimento.
O trabalho está organizado em 3 partes. Na primeira parte iremos falar sobre a divida publica, mais concretamente sobre o seu conceito, os tipos, os objetivos, as vantagens e as desvantagens, a sua evolução, sem esquecer de como ela é arrecadado.
Na segunda parte iremos abordar algumas teorias económicas referentes a divida pública. E só depois entrar na parte do crescimento económico, onde iremos apresentar o seu conceito e falar um pouco sobre a teoria do crescimento económico.
Na terceira parte iremos fazer uma analise da divida pública e do crescimento económico em Cabo Verde, tendo em conta também a situação pandémica que o país tem estado a passar. Sendo Cabo Verde um país com uma economia pequena, aberta e muito exposta às adversidades de um ambiente internacional cada vez mais globalizado e competitivo. A base produtiva da economia é ainda muito fraca e pouco diversificada, dependendo muito do sector do turismo, o que dificulta mais a situação do país, pois a covid-19 afetou e muito o turismo, que é a principal fonte do crescimento do país, o que levou a uma regressão na economia.
Objetivos gerais
Analisar a situação da divida publica em cabo verde e como ele influência o crescimento económico
Objetivos específicos
- Desenvolver uma base teórica sobre a divida publica e o crescimento económico;
- Analisar a divida pública e o crescimento económico de 2017 à 2020;
- Relacionar a divida publica com o crescimento económico.
Pergunta de partida
Será a divida pública um fator determinante para termos um crescimento económico sustentável em Cabo Verde?
Hipótese
A divida publica influencia negativamente o crescimento económico, visto que, em cabo verde a divida pública não é gerida de uma forma sustentável.
Metodologia
O estudo foi feito com base em pesquisas feitas em websites e também dos dados retirados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE) com o intuito de descrever como a divida pública afeta o crescimento económico.
Divida pública e crescimento económico
Divida publica compreende todo o financiamento que o governo faz destinado aos gastos públicos que não é possível cobrir com os impostos. Esta divida pode ser interna quando a arrecadação acontece dentro do pais e externa quando o empréstimo vem de uma instituição estrangeira como o FMI, por exemplo.
Objetivos da divida publica
- Financiar o deficit público;
- Servir como instrumento de política monetária (o caso específico da dívida interna, isto é, open market);
- Criar referencial de longo prazo para financiamento do setor privado. Isso porque as emissões públicas servem de referência para a precificação de dívida privada;
- Propiciar a alocação de recursos entre gerações, na medida em que à geração futura caberá o pagamento das despesas realizadas no presente com recursos oriundos do endividamento.
Arrecadação da divida publica
Em cabo verde a divida publica é captada através dos títulos de tesouro, que representam produto financeiros emitidos e garantidos pelo governo de rentabilidade pré-fixada conforme o prazo determinado para a sua maturidade. Tem como principal objetivo, cobrir a necessidade de financiamento do estado bem como incentivar a poupança e captação de investimento estrangeiro. Porém, representa ainda, um instrumento de política monetária capaz de controlar o nível das taxas de juros, a expansão monetária e consequentemente a inflação.
...