TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre oferta e demanda

Por:   •  29/4/2015  •  Monografia  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas dos exercícios de economia:

  1. Podemos interpreta-la de que o homem em si, tem necessidades ilimitadas e poucos recursos para supri-las, sendo então, o homem nunca está satisfeito com o que tem, sempre quer consumir mais.

  1. O crescimento econômico pode ser caracterizado pelo quanto o país produziu e cresceu economicamente, é um sinal de desenvolvimento positivo da economia de um determinado país. É medido através do PIB - Produto Interno Bruto.

  1. Para saber o quanto o país em um determinado período de tempo cresceu, assim acarretando em razões positivas para o país sendo: a diminuição do desemprego, a melhor distribuição de renda, uma melhor visão do próprio país internacionalmente aumentando suas possibilidades de rendas. É medido através do PIB.
  1. Podemos identificar o crescimento econômico como o aumento da capacidade de produção de bens e serviços. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho epelo grau de aperfeiçoamento tecnológico. Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo comosendo o crescimento econômico acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.
  1. PIB – ProdutoInterno Bruto é calculado pelo IBGE – (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB nada mais é do queo conjunto de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país em um determinado período de tempo.
  1. Segue como problemas econômicos: o que produzir? Como produzir? Para quem produzir? O quanto produzir? Essas perguntas se resumem: quais produtos deverão ser produzidos, por quemserão os bens e serviços produzidos, para quem se destinará a produção. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.
  1. O conceito multiplicador nasceu da vontade de se calcular o que acontece com a renda nacional quando há uma variação no investimento, o efeitomultiplicador propriamente dito corresponde ao coeficiente que relaciona a variação das duas variáveis em causa. Já para no crescimento econômico e efeito multiplicador traduz um efeito de variação positiva do rendimento.
  1. A- Pelo efeito multiplicador o Governo vem estimulando os investimentos elevando os gastos de consumo é uma ideia de que existe um mecanismo, através do qual a aceleração do consumo gera perspectivas de ganhos assim estimulando os investimentos.

B- A consequência é que diante de tudo isso temos que nos acostumar com as pequenas taxas de crescimento econômico.

  1. Quanto menor a taxa de juros e quanto menor a inflação mais a população irá consumir

  1. Os impostos tem o papel fundamental de arrecadar via tributária e recursos para o desenvolvimento do estado e do país conseguindo prover de educação, saúde e segurança pública, assim oferecendo a população um serviço de maior qualidade.

  1. Levando em consideração o cambio elevado, a população para de consumir produtos importados levando assim a consumir produtos nacionais, fazendo com que as empresas produzam mais, gerando assim mais empregos e um crescimento econômico maior.
  1. Atualmente devido à facilidade de financiamentos e liberação de créditos, a população exagerou e agora está endividada não conseguindo arcar com suas dívidas, fazendo com que as medidas tomadas pelo governo não surtam efeito.
  1. Capitalismo – a propriedade privada é o dono dos meios de produção, tendo classe sociais definidas (meritocracia), o crescimento do país é maior, os preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura. Exemplo: EUA.

Socialismo – não existe classe social, o estado é o dono dos meios de produção, o salário é controlado pelo governo, ocasionando um crescimento econômico menor. Exemplo: Cuba.

  1. A- É um mercado de livre concorrência, tendo em si vários produtores e vários consumidores é o modelo ideal de mercado. Os produtos terão um preço “tabelado”.

B- Se resume em quatro fatores:

Monopólio: apenas um produtor e vários consumidores.

Oligopólio: poucos produtores e vários consumidores

Monopsônio: apenas um consumidor e vários produtores

Cartel: regras ligadas ao preço, um grupo de empresas geram regras.

  1. Agentes:

FUNÇÃO OBJETIVA

RETRIÇÕES

CONSUMIDORES

Maximizar Satisfação

Orçamentária

PRODUTORES

Maximizar Lucro

Orçamentária, Fatores de produção.

ESTADO

Maximizar o bem estar

Orçamentária, Burocracia e Corrupção.

  1. No equilíbrio de mercado é a situação que determinado preço a Quantidade Ofertada (Qs) é igual a Quantidade Demandada (Qd). Qs=Qd.

  1.  Se tiver muito acima do equilíbrio de mercado, os consumidores vão comprar pouco e as empresas irão querer vender mais, assim, as empresas consequentemente terão que abaixar o preço.

[pic 1]

  1. A- É quando a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada.

B- Se o preço do produto está alto a demanda é menor, fazendo assim com que o preço seja abaixado.

C- Se o preço está abaixo do equilíbrio de mercado a quantidade de consumoserá maior, fazendo assim com que o preço aumente.

  1. A- Qs= 300 + 20P

Qd= 1050 5P[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com