Uma Contribuição Para Debate Epistemológico Da Modernidade
Por: michael847amaral • 29/4/2023 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 804 Visualizações
CIÊNCIA E NATUREZA EM GALILEU GALILEI: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA DEBATE EPISTEMOLÓGICO DA MODERNIDADE
Segundo HAWKING:
Diz que foi ao observar as oscilações pendulares de uma luminária pendurada na Catedral de Pisa que Galileu descobriu o isocronismo do pêndulo (no qual o período do movimento pendular não depende de sua amplitude), que implicaria meio século mais tarde ao construir o relógio astronômico (HAWKING, 2005, p.53).
Observando esse texto podemos deduzir que o método utilizado por Galileu foi o empirismo, método o qual se baseia nas experiências vividas por seus personagens. O empirismo é uma teoria que defende que toda pessoa é construída pelas experiências sensoriais. Isso quer dizer que o ser humano nasce como se fosse uma folha em branco e tudo que ele vivencia vai sendo escrito ao logo de sua vida.
No Empirismo ou Experimentação o autor baseia-se em um gama de experiências vividas por ele ao longo da vida, ele pode basear-se em suas experiências ou em observações de experiências vividas por outras pessoas sendo que é preciso ser um agente participativo da experiência.
O produto acadêmico proposto é o artigo, pois nele podemos expor as pesquisas com embasamento teórico, através de outros relatos, experiências e leituras sobre os diversos assuntos em questão. O seu objetivo é apresentar e discutir ideias, métodos, técnicas e processos e resultados sobre diversas áreas do conhecimento. Através do artigo cientifico podemos expor nossas ideias e mostrar as fontes, e os diversos argumentos que estão baseados nossa teoria exposta no artigo em questão.
Por fim, trata-se de um compilado de informações reunidas a partir da leitura de trabalhos dos mais diversos autores.
Referencias:
HAWKING, Stephen. Os Gênios da Ciência sobre os ombros de Gigantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
...