Vetores e matrizes de linguagem estruturada
Trabalho acadêmico: Vetores e matrizes de linguagem estruturada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josedy • 14/10/2014 • Trabalho acadêmico • 14.744 Palavras (59 Páginas) • 385 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional
Ciência da Computação – 3ª série
Programação Estruturada II
Trabalhoapresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Programação Estruturada II, sob a orientação do Prof. Claudinei.
Santo André
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
CAPITULO 1 4
VETORES 4
VETORES /ARRAYS 4
DECLARAÇÃO DE VETORES/ARRAYS 5
MANIPULAÇÃO DE VETORES/ARRAYS 5
Exemplo prático de vetores 5
CALCULO COM ARRAYS 7
VETORES UNIDIMENSIONAIS 13
VETORES MULTIDIMENSIONAS 13
EXERCICÍOS E RESPOSTAS USANDO VETORES 14
Jogo com Vetores 18
CAPITULO 2 22
O que são Matrizes 22
Declaração de Matrizes 22
Como atribuir valores a uma matriz 23
Preenchendo uma matriz 23
Para fazer o preenchimento de uma matriz, devemos percorrer todos os seus elementos e atribuir-lhes um valor. 23
Matrizes Bidimensional 25
Matrizes Multidimensionais 25
EXERCICÍOS E RESPOSTAS USANDO MATRIZES 26
Jogo com Matrizes 31
Considerações Finais 42
Referência Bibliograficas 43
INTRODUÇÃO
Abordaremos os conceitos teóricos básicos sobre vetores e matrizes da linguagem estruturada II, levando em consideração a estrutura básica os nomes de algumas funções, os comentários do programa e as variáveis e o uso de vetores e matrizes.
Na atps em questão teremos que criar um livro da área de programação para a linguagem C com capítulos, exercícios e jogo para facilitar o aprendizado de alunos que tem interesse na programação na linguagem C.
A ATPS que vamos apresentar agora tem como finalidade principal nos ajudar na base de conhecimentos relacionado a lógica de programação em linguagem C, uma lógica que pode ser usada em qualquer linguagem porém é a base para tudo que faremos em programação, com informações sobre matrizes e vetores como utilizarmos estas estruturadas de dados em nossos programas e como podemos entender com mais facilidade quando devemos usa-las.
Para Fazermos a Atps usamos o programa Devc++ que nos ajuda a entender melhor os conceitos básicos da linguagem C e suas bibliotecas, será apresentado também exemplos sobre vetores e matrizes e mostraremos como exemplo um jogo usando vetores e outro jogo usando matrizes.
CAPITULO 1
VETORES
Os vetores são matrizes de 1 só dimensão e só possui linha, facilita na declaração de variáveis do mesmo tipo que armazena cada elemento.
Os elementos são acessados com o operador [ ], onde o primeiro elemento esta na posição 0, o segundo na posição 1, e assim sucessivamente até na posição tamanho; Vetor nada mais é que um conjunto de varáveis, onde cada uma pode armazenar uma informação diferente, mas todas compartilham o mesmo nome.
Declaramos o tipo de variável e o bloco
Exemplo: float Notas [10]
TVIPO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Notas 5.0 7.5 9.0 10 6.0 8.5
VETORES /ARRAYS
Vetor significa conjunto de números, em computação é conhecido como array, sua declaração é semelhante a uma simples variável, porém informamos o seu tamanho (índex), ou seja o conjunto de N variáveis do mesmo tipo e nome, diferenciando apenas pelos índices. Seu uso é favorável, na absorção, manipulação e emissão de uma quantidade grande de dados, substituindo o uso de variáveis em excesso.
DECLARAÇÃO DE VETORES/ARRAYS
Sintaxe de declaração: tipo nome [tamanho];
Um vetor é uma matriz unidimensional (possui uma dimensão), tendo uma “linha” (descrevendo graficamente), como no exemplo a seguir.
int nome_vetor[6].
nome_vetor[0] nome_vetor[1] nome_vetor[2] nome_vetor[3] nome_vetor[4] nome_vetor[5]
Observação: Na declaração do vetor se o número de elementos é menor que o tamanho do vetor, os elementos restantes serão inicializados com zero; se não for fazer inicialização seremos obrigados a descrever o tamanho do vetor.
MANIPULAÇÃO DE VETORES/ARRAYS
Acima foi declarado um vetor de 6 posições, onde em C sua contagem começa a partir do 0 (zero). No hardware, o processador acessa cada bloco do vetor, lendo cada elemento dele, assim quando for declarar um valor a ele, temos que indicar sua posição.
Exemplo:
15
nome_vetor[0] nome_vetor[1] nome_vetor[2] nome_vetor[3] nome_vetor[4] nome_vetor[5]
Para atribuir o valor
...