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Vetores e matrizes de linguagem estruturada

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Por:   •  14/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  14.744 Palavras (59 Páginas)  •  379 Visualizações

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Faculdade Anhanguera Educacional

Ciência da Computação – 3ª série

Programação Estruturada II

Trabalhoapresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Programação Estruturada II, sob a orientação do Prof. Claudinei.

Santo André

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 3

CAPITULO 1 4

VETORES 4

VETORES /ARRAYS 4

DECLARAÇÃO DE VETORES/ARRAYS 5

MANIPULAÇÃO DE VETORES/ARRAYS 5

Exemplo prático de vetores 5

CALCULO COM ARRAYS 7

VETORES UNIDIMENSIONAIS 13

VETORES MULTIDIMENSIONAS 13

EXERCICÍOS E RESPOSTAS USANDO VETORES 14

Jogo com Vetores 18

CAPITULO 2 22

O que são Matrizes 22

Declaração de Matrizes 22

Como atribuir valores a uma matriz 23

Preenchendo uma matriz 23

Para fazer o preenchimento de uma matriz, devemos percorrer todos os seus elementos e atribuir-lhes um valor. 23

Matrizes Bidimensional 25

Matrizes Multidimensionais 25

EXERCICÍOS E RESPOSTAS USANDO MATRIZES 26

Jogo com Matrizes 31

Considerações Finais 42

Referência Bibliograficas 43

INTRODUÇÃO

Abordaremos os conceitos teóricos básicos sobre vetores e matrizes da linguagem estruturada II, levando em consideração a estrutura básica os nomes de algumas funções, os comentários do programa e as variáveis e o uso de vetores e matrizes.

Na atps em questão teremos que criar um livro da área de programação para a linguagem C com capítulos, exercícios e jogo para facilitar o aprendizado de alunos que tem interesse na programação na linguagem C.

A ATPS que vamos apresentar agora tem como finalidade principal nos ajudar na base de conhecimentos relacionado a lógica de programação em linguagem C, uma lógica que pode ser usada em qualquer linguagem porém é a base para tudo que faremos em programação, com informações sobre matrizes e vetores como utilizarmos estas estruturadas de dados em nossos programas e como podemos entender com mais facilidade quando devemos usa-las.

Para Fazermos a Atps usamos o programa Devc++ que nos ajuda a entender melhor os conceitos básicos da linguagem C e suas bibliotecas, será apresentado também exemplos sobre vetores e matrizes e mostraremos como exemplo um jogo usando vetores e outro jogo usando matrizes.

CAPITULO 1

VETORES

Os vetores são matrizes de 1 só dimensão e só possui linha, facilita na declaração de variáveis do mesmo tipo que armazena cada elemento.

Os elementos são acessados com o operador [ ], onde o primeiro elemento esta na posição 0, o segundo na posição 1, e assim sucessivamente até na posição tamanho; Vetor nada mais é que um conjunto de varáveis, onde cada uma pode armazenar uma informação diferente, mas todas compartilham o mesmo nome.

Declaramos o tipo de variável e o bloco

Exemplo: float Notas [10]

TVIPO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Notas 5.0 7.5 9.0 10 6.0 8.5

VETORES /ARRAYS

Vetor significa conjunto de números, em computação é conhecido como array, sua declaração é semelhante a uma simples variável, porém informamos o seu tamanho (índex), ou seja o conjunto de N variáveis do mesmo tipo e nome, diferenciando apenas pelos índices. Seu uso é favorável, na absorção, manipulação e emissão de uma quantidade grande de dados, substituindo o uso de variáveis em excesso.

DECLARAÇÃO DE VETORES/ARRAYS

Sintaxe de declaração: tipo nome [tamanho];

Um vetor é uma matriz unidimensional (possui uma dimensão), tendo uma “linha” (descrevendo graficamente), como no exemplo a seguir.

int nome_vetor[6].

nome_vetor[0] nome_vetor[1] nome_vetor[2] nome_vetor[3] nome_vetor[4] nome_vetor[5]

Observação: Na declaração do vetor se o número de elementos é menor que o tamanho do vetor, os elementos restantes serão inicializados com zero; se não for fazer inicialização seremos obrigados a descrever o tamanho do vetor.

MANIPULAÇÃO DE VETORES/ARRAYS

Acima foi declarado um vetor de 6 posições, onde em C sua contagem começa a partir do 0 (zero). No hardware, o processador acessa cada bloco do vetor, lendo cada elemento dele, assim quando for declarar um valor a ele, temos que indicar sua posição.

Exemplo:

15

nome_vetor[0] nome_vetor[1] nome_vetor[2] nome_vetor[3] nome_vetor[4] nome_vetor[5]

Para atribuir o valor

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