Visão geral dos conceitos básicos de oferta e demanda
Artigo: Visão geral dos conceitos básicos de oferta e demanda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laylaresende • 2/12/2014 • Artigo • 684 Palavras (3 Páginas) • 602 Visualizações
CAPÍTULO 2
O BÁSICO SOBRE A OFERTA E A DEMANDA
OBSERVAÇÕES PARA O PROFESSOR
Este capítulo apresenta uma revisão dos conceitos básicos sobre a oferta e a demanda que os alunos devem ter estudado no curso introdutório de economia. O tempo a ser gasto nesse capítulo depende do grau de profundidade da revisão que os alunos necessitam. O capítulo se diferencia da maioria dos livros-texto de microeconomia em nível intermediário no que se refere ao tratamento dos conceitos básicos de oferta e demanda, que são discutidos e ilustrados através da análise de alguns dos principais mercados mundiais (trigo, gasolina e automóveis). As aplicações da teoria a situações reais contribuem de forma significativa para a compreensão dos conceitos teóricos.
Os alunos costumam encontrar algumas dificuldades para compreender a análise de oferta e demanda. Uma das principais fontes de confusão refere-se à distinção entre movimentos ao longo da curva de demanda e deslocamentos da demanda. É importante discutir a hipótese de ceteris paribus, enfatizando que, ao representar uma função de demanda (através de um gráfico ou de uma equação), todas as demais variáveis são supostas constantes. Os movimentos ao longo da curva de demanda ocorrem apenas devido a mudanças no preço. Quando as demais variáveis mudam, a função de demanda se desloca. Pode ser útil discutir um exemplo em que a função de demanda dependa diretamente de outras variáveis além do preço do bem, tais como a renda e o preço de outros bens, de modo a mostrar aos alunos que essas outras variáveis efetivamente afetam a função de demanda, estando "escondidas" no intercepto da função de demanda linear. O Exemplo 2.9 trata de funções de demanda e oferta que dependem do preço de um produto substituto. Outra possível dificuldade dos alunos refere-se ao instrumental matemático envolvido na análise de oferta e demanda. Em particular, pode ser útil rever o método de solução de um sistema com duas equações e duas incógnitas. Cabe observar que esse é um bom momento para decidir o nível de formalização a ser utilizado em sala de aula; caso se opte pela utilização intensiva de álgebra e cálculo, é recomendável fazer uma revisão dessa matéria antes de prosseguir.
É importante enfatizar os aspectos quantitativos da curva de demanda através da distinção entre a quantidade demandada como função do preço, Q = D(P), e a função de demanda inversa, na qual o preço é função da quantidade demandada, P = D -1(Q). Dessa forma, a posição do preço no eixo-Y e da quantidade no eixo-X podem ficar mais claras.
Os estudantes também podem se perguntar de que forma o mercado se ajusta a um novo equilíbrio. Um mecanismo simples de ajustamento é o modelo de ajustamento parcial da teia de aranha, cuja apresentação (baseada no exemplo tradicional do ciclo do milho ou em qualquer outro exemplo) adiciona um certo realismo à discussão e agrada bastante aos estudantes. Caso se opte por escrever a função de demanda explicitamente em função da renda e dos preços de outros produtos, pode-se discutir alguns exemplos interessantes que explorem as inter-relações entre mercados em particular, a forma pela qual as mudanças em um mercado afetam o preço e a quantidade nos demais mercados.
Esse
...