A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Casos: A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LumaTB • 12/11/2013 • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 1.032 Visualizações
EPA - MODULO 5 - A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Exercício 1
Em sua teoria, Weber também enumerou vantagens para a burocracia.
Constância
Racionalidade
Rapidez nas decisões
Univocidade de interpretação
Exercício 2
Podem ser consideradas Críticas à Teoria da Burocracia:
I. mecanicismo e limitações da “Teoria da máquina”: a Burocracia, juntamente com a Administração Científica e a Teoria Clássica entendiam a organização como um sistema fechado, funcionando de maneira mecânica e pré-determinada, como uma máquina. Por essa razão essas três teorias receberem o nome de “Teoria da máquina”
II. conservantismo da burocracia: a burocracia não aceita inovações: tudo já está determinado, previsível.
III. abordagem de sistema fechado: enxerga as organizações como entes absolutos, não considerando o contexto externo (ambiente) às organizações.
Exercício 3
Pode-se afirmar que a Teoria Estruturalista apresenta:
I. Propostas tipológicas que facilitam a análise e comparação organizacionais.
II. Estudos dos objetivos organizacionais que representem as intenções das organizações, na busca de compreender sua eficiência e eficácia.
Exercício 4
Considere as seguintes afirmações abaixo, sobre a Teoria Estruturalista:
Afirmação 1: Os principais conflitos organizacionais localizam-se:
§ entre a autoridade do especialista (detentor do conhecimento) e a autoridade administrativa (hierarquia)
§ entre a linha e a assessoria (staff)
Afirmação 2: Os principais dilemas da organização, de acordo com os estruturalistas estão representados pelo confronto:
• entre a coordenação e a comunicação livre
• entre a disciplina burocrática e a especialização profissional
• entre o planejamento centralizado e a iniciativa individual
Exercício 5
Em sua Teoria da Burocracia Weber havia definido três tipos de sociedade, que na verdade espelham três tipos de autoridade: Tradicional, carismática, burocrática.
Exercício 6
Segundo Weber, o objetivo a ser atingido pela Burocracia, ou seja, a máxima eficiência da organização, só seria possível se:
I. Houvesse previsibilidade do comportamento humano e padronização do desempenho dos participantes.
II. Fossem observadas, entre outras, as características: caráter formal das comunicações, impessoalidade nas relações e caráter racional e divisão do trabalho.
EPA - MODULO 6 - A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Exercício 1
O trabalho criativo e desafiante, a diversidade e a autonomia e, a participação nas decisões constituem exemplos que caracterizam qual necessidade de MASLOW? De auto realização.
Exercício 2
Um grande estudioso da teoria das decisões, SIMON, adverte que há uma grande dose de subjetividade em toda decisão tomada e lembra alguns aspectos que estão envolvidos nela:
I. racionalidade limitada: não existe acesso a todos os dados necessários; é preciso escolher subjetivamente muitas vezes.
II. imperfeição nas decisões: não existem decisões perfeitas, mas apenas decisões melhores ou piores que outras. Assim, deve-se buscar o máximo resultado possível numa decisão.
III. relatividade das decisões: uma escolha qualquer representa a renúncia sobre as demais. Nunca uma decisão e ótima, mas sim, satisfatória.
IV. hierarquização das decisões: é preciso distinguir o que é apenas um meio ou um fim.
V. racionalidade administrativa: os processos administrativos são, basicamente, processos decisórios.
VI. influência organizacional: as organizações já possuem processos decisórios previamente desenvolvidos, ou seja, as pessoas decidem muito pouco.
Exercício 3
DO - Desenvolvimento Organizacional: trata-se de uma integração de vários aspectos, por meio da abordagem sistêmica. Com base na atuação de consultores de dinâmica de grupo e de comportamento organizacional, o DO chegou a assumir postura de uma nova teoria administrativa.
Sobre o DO, pode-se afirmar:
I. Existe uma variedade de técnicas de DO para os relacionamentos inter-pessoais, grupais, inter-grupais e organizacionais, com vários tipos de treinamento associados a esses trabalhos.
II. Podem ser citados: treinamento de sensitividade, análise transacional, consultoria de processos, desenvolvimento de equipes, reuniões de confrontação, tratamento de conflito inter-grupal.
III. O DO se preocupou com o estudo do clima organizacional, que é condicionado basicamente pela cultura da organização. Assim, trabalhar o DO nas organizações implica envolver-se e trabalhar com sua cultura.
Exercício 4
O DO – Desenvolvimento Organizacional pode tratar com vários tipos de mudança, necessários nas organizações.
Uma classificação desses tipos de mudanças pode ser: na estrutura organizacional, na tecnologia, nos produtos e serviços, na cultura organizacional.
Exercício 5 - A hierarquia das necessidades de A. Maslow
O modelo de Abraham MASLOW apresenta uma explicação para os motivos que levam as pessoas a fazerem as coisas. A compreensão disso certamente auxiliaria os gerentes a trabalhar com esses vetores para conseguir melhores resultados nas relações organizacionais.
O modelo consta de cinco tipos de necessidades,
...