A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO AINDA ESTA RELACIONADA COM OS DIAS DE HOJE
Trabalho Universitário: A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO AINDA ESTA RELACIONADA COM OS DIAS DE HOJE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineHoffmann • 23/11/2013 • 2.445 Palavras (10 Páginas) • 2.702 Visualizações
A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO AINDA ESTA RELACIONADA COM OS DIAS DE HOJE
Aline Hoffmann
Calixto Roberto Pereira
Juciane Rosa Carneiro
Luciele Magnagnagno
RESUMO
Nos últimos anos é possível observar que a abordagem estruturalista continua se fazendo presente, não exatamente da mesma forma, mas possui características semelhantes. Motivados por esse fator, o artigo apresenta uma visão geral de como funcionava a abordagem estruturalista, do que é composta. Contendo seus conceitos, características, aplicações e da mesma forma, comparando com os dias atuais. O objetivo foi mostrar que essa abordagem continua aparecendo, com pouca diferença, mas ainda pode ser assim considerada. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica, a qual compreendeu consultas em livros, artigos científicos, e muita discussão entre a equipe, possibilitando uma visão geral de como as empresas estão sendo administradas, e como a abordagem se faz bastante presente. No decorrer do artigo poderá ser observado que a Abordagem Estruturalista da Administração será estudada através da Teoria da Burocracia e da Teoria Estruturalista.
Palavras- Chave: Teoria da Burocracia. Teoria Estruturalista. Administradas.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com a finalidade de realçar e ampliar os conhecimentos sobre a Abordagem Estruturalista, que para a melhor administração das organizações era bastante importante.
A Abordagem Estruturalista foi dividida em duas escolas: a Escola Burocrática, com ênfase na estrutura e a Escola Estruturalista, com ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
A viabilidade deste trabalho é contribuir com o máximo de esclarecimento no que diz respeito às duas Teorias da Abordagem Estruturalista, apresentando método e fundamentação teórica que foram utilizados para a realização desta pesquisa, as características de cada uma, seu envolvimento na administração em relação às organizações.
O desenvolvimento desse trabalho trás o conhecimento de um leque de normas e processos que contribui para o conhecimento, de como eram administradas as empresas, se a forma de administração era correte, se trazia vantagens ou não, e a questão da preocupação com a estrutura.
O problema é que, por exemplo, a Escola Burocrática trazia normas e regras que muitas vezes prejudicavam a organização, era muito rígida, mas não sabia reconhecer e era pouco flexível. Já a escola estruturalista, passou a ase preocupar não somente com a organização, mas também com as pessoas, claro que com regras e normas, o que toda empresa deve ter, mas não era tão rígida assim, por isso teve um melhor desenvolvimento.
O objetivo dessas duas teorias era de aumentar a produtividade e ter maior eficiência dentro da empresa.
A elaboração deste artigo, tem propósito enfatizar os conhecimentos sobre a Abordagem Estruturalista, tentando fazer alguma comparação e até mesmo vendo se ainda hoje estas escolas predominam em algumas empresas atualmente.
Para nós acadêmicos este trabalho tornou-se um desafio, alem da teoria e a pratica, tivemos que conciliar pesquisas sobre o tema, para poder apresentar resultado já vivido.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO
2.1 O que é Abordagem Estruturalista
A abordagem estruturalista tenta reunir alguns aspectos da abordagem clássica, com aspectos das relações humanas. Sendo que essas duas abordagens eram opostas, mas tinham um elemento em comum: nenhuma delas via qualquer contração em relação a busca da racionalidade da organização e satisfação do individuo.
A abordagem estruturalista da administração estuda duas teorias: a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista.
2.2 Teoria da Burocracia
“A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia da racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos”. (CHIAVENATO 2000, p. 304).
“A burocracia é uma forma de administração sujeita ao exagero de regulamentos e controles, que podem tornar o sistema ineficiente em relação aos objetivos a alcançar”. (RIBEIRO 2010, p. 104).
A escola Burocrática teve seu surgimento na década de 1940 em razão das teorias criadas por Max Weber, que queria demonstrar a eficiência e agilidade em relação às atividades administrativas.
Esta Teoria é caracterizada por ênfase na estrutura, já que é organizada por normas com foco na racionalidade e tratando igualmente todas as situações e casos. Por exemplo, as formas hierárquicas que as empresas organizam os cargos, através de normas, regras técnicas que regulam a ação de cada responsabilidade.
2.2.1 A Burocracia de Weber
Max Weber é considerado o principal autor da teoria burocrática. De acordo com Weber a burocracia era considerada um sistema dirigido por regras e normas, ou seja, se preocupando menos com as pessoas e mais com método de autoridade.
2.2.2 As Ideias de Weber
Segundo Ribeiro (2010) Weber considerava alguns elementos importantes na burocracia:
• Autoridade: Deve ser vista como um poder que deve ser conquistado, e não exigido. Aquele que tem autoridade só é respeitado quando sua autoridade é aceita.
• Poder: O individuo que tem poder é capaz de dar uma “ordem” a alguém sem ser questionado, isto é, a pessoa que recebe a ordem obedece de forma efetiva sem discutir.
• Legitimidade: é quando o individuo não necessariamente precisa receber uma ordem, por estar habituado a exercer suas funções.
2.2.3 Aspectos essências da burocracia
Segundo Chiavenato (2000) os aspectos são:
• Ênfase na forma: como esta escrita nas regras.
• Especificação da tarefa e competência: A tarefa é passada de forma clara, para que essa função seja realizada com total eficiência do individuo.
• Regras e Normas: Toda organização possui um sistema de regras e normas que devem ser seguidas para que melhor administração da
...