A Análise SWOT Aniverse
Por: Pedroinacio22 • 8/3/2023 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
3.3 Matriz Swot
FORÇAS:
Uma das grandes plataformas de vídeo:
O Youtube ainda se encontra entre as maiores plataformas de compartilhamento de vídeos, com mais de um bilhão de acessos diários, de acordo com o site Youon group. Visto isso, podemos concluir que se mantem entre os maiores do mercado, com capacidade de competição.
Propriedade do Google:
Por fazer parte do Google, o Youtube carrega a reputação da marca guarda chuva, trazendo credibilidade para seus próprios serviços. Além disso, por ser o único serviço de compartilhamento de vídeos, sempre aparecerá no topo das pesquisas do navegador.
Plataforma gratuita:
Apesar de deter do plano Premium, funcionando mediante o pagamento, o Youtube sempre funcionou como um serviço sem custos aos usuários, assim sendo um produto altamente acessível e competitivo.
FRAQUEZAS:
Confusão com conteúdos concorrentes:
Desde o surgimento de outras plataformas de compartilhamento com foco nos vídeos curtos, uma grande quantidade dos conteúdos produzidos pelos concorrentes acaba sendo veiculados no próprio Youtube, com intuito de aumentar o alcance dos produtores. Dessa forma, a plataforma do Google está gradualmente tendo uma imagem de depósito para os concorrentes.
Algoritmo de entrega ultrapassado:
Por ser um das únicas plataformas focadas compartilhamento de vídeos, o Youtube nunca foi questionado quanto à entrega dos conteúdos criados. Atualmente, com o surgimento de outros competidores, fica notável a velocidade e abrangência de entrega das novas plataformas, viralizando vídeos e motivando os criadores a continuarem nos concorrentes.
Por outro lado, o serviço do Google continua com o mesmo algoritmo de anos atrás, resultando em pouco alcance e engajamento. Esse fator se torna uma desvantagem competitiva ao passo que o público utilizará a plataforma que lhe oferece mais opções.
Conteúdos saturados:
Nos últimos anos, através do seu sistema de entrega, o Youtube foi ditando os conteúdos que fazem sucesso na plataforma, entregando apenas os selecionados de acordo com assuntos, resultando produções massivas do mesmo tipo de entretenimento. O resultado foi uma saturação dos vídeos da plataforma.
OPORTUNIDADES:
Crescimento no mercado de animes:
Apesar dos eventos passados relacionados com a pandemia da COVID-19, os números de 2021 demonstram um crescimento de 9% sobre os de 2019, com um total de 18,4 bilhões de dólares acumulados, dando claros sinais de recuperação. E a previsão é de um crescimento acelerado. A expectativa é de que esse setor atinja US$ 48 bilhões em 2028, de acordo com o site do Estadão.
Brasil é um dos países que mais consome animes no mundo:
De acordo com o site Epic Dope, o Brasil se encontra nos top 5 países que mais consomem animes no mundo, com 55.78% da população sendo apontada como consumidora, e ficando atrás apenas de países como França, Filipinas, Estados Unidos e Japão. Pode-se concluir que o mercado brasileiro possui grande potencial e vale a pena ser explorado.
Mercado com poucos concorrentes:
Se tratando de concorrentes, o Aniverse não tem um grande número que desmotive a empresa a entrar no mercado, pois atualmente, os canais que oferecem esse tipo de conteúdo são as plataformas de streaming: Crunchyroll, Netflix e Amazon Prime, tendo em vista que os dois últimos citados não possuem um catálogo completo.
...