A Comunicação Integrada
Por: Renata Milany • 3/6/2020 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Numa organização, pode haver ruídos na comunicação e estes ruídos são falhas no processo comunicativo e fazem com que uma mensagem transmitida, não seja compreendida ou mesmo nem chegue até o seu destinatário.
No dia-a-dia, esse tipo de confusão na comunicação interna pode ser bastante comum. Alguns exemplos são: e-mails com datas erradas, arquivos com prazos incorretos, frases mal interpretadas, pouca comunicação entre líderes e coordenadores, entre outras falhas.
Não importa qual for o tipo de ruído, ele pode ser bastante negativo para uma empresa. Isso acontece porque a comunicação entre setores, entre líderes e coordenadores são peças essenciais para que uma organização e uma equipe de trabalho funcionem de forma aperfeiçoada.
Mas esses ruídos na organização podem ser evitados, assim trazendo clareza e benefícios a empresa. Por exemplo, estabelecer apenas um canal principal para a comunicação para não haver riscos de informações erradas ou controversas. Esse canal de comunicação pode ser por e-mail ou grupo de WhatsApp, por exemplo, assim evitando espalhar informações erradas ou até mesmo evitando que uma mensagem importante não chegue a algum destinatário.
Ruídos na comunicação, muitas vezes, são problemas de interpretação. Se a linguagem não for clara, por exemplo, uma mensagem pode facilmente ser mal interpretada pelas pessoas.
Em mensagens escritas, é sempre bom evitar o uso de ironia, pois nem sempre as pessoas vão entender, já que, sem contato visual, isso acaba se tornando mais difícil. É sempre bom optar por frases mais diretas e curtas sem abreviações.
A linguagem não-verbal, quando não há harmonia numa conversa, por exemplo, as expressões faciais ou o tom de voz, pode haver um ruído na comunicação. Então líderes e colaboradores que mantem um contato direto com o cliente, merece essa atenção.
Pros e contras da comunicação interna:
E-mail:
Pró: Facilidade de acesso, podendo se comunicar com o público interno e externo, liberdade de organizar a própria caixa de e-mails, assim tornando até mais fácil.
Contra: Possibilidade de perder mensagens e arquivos e a quantidade excessiva de e-mails recebidos por dia pode ser prejudicial no desempenho. Além de que os e-mails podem ser ignorados pelos colaboradores ou até excluídos sem ler.
Intranet:
Pró: Como o portal é dedicado apenas para os colaboradores internos da empresa, é possível ter mais controle das informações.
Contra: O designer da intranet não é atrativo, assim o engajamento dessa ferramenta acaba se tornando baixa. Alto custo com instalações e manutenções.
Mural impresso:
Pró: Facilidade para os colaboradores que não utilizam celular, é de baixo custo e de fácil manutenção.
Contra: Nem todo mundo que passa pelo mural necessariamente lê, assim ficando informações para trás, além de não ser sustentável, pois aumenta a utilização de papel.
Mural digital:
Pro: Devido aos recursos visuais disponíveis, o mural digital permite que as informações fiquem de forma muito mais atrativa.
...