A ERGONOMIA DO COMEÇO ATÉ A ATUALIDADE
Por: 400211800 • 31/3/2017 • Projeto de pesquisa • 2.614 Palavras (11 Páginas) • 366 Visualizações
1O que é a Ergonomia
A Ergonomia é um estudo científico que busca melhorar as condições de trabalho, visando um aumento de produtividade, proporcionando menos esforço físico e mental, e provendo mais conforto, nas atividades exercidas e respeitando o ser humano em suas limitações.
1.1 Definição e objetivo da Ergonomia
Definição da ergonomia
São diversas as definições de ergonomia.Todas procuram tratar o caráter interdisciplinar e o objetivo de seu estudo, que é interação entre homem e o trabalho, no sistema homem-maquina-ambiente.
No Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia (www.abergo.org.br) adota a seguinte definição:
“Entende-se por Ergonomia o estudo das intervenções das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que vissem melhorar, de forma integrada e não-dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.”
No âmbito internacional, a Internacional ErgonomicsAssociation (www.iea.cc) aprovou uma definição, em 2000, conceituando a ergonomia e suas especializações:
“Ergonomia (ou fatores Humanos) é a disciplina cientifica que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visem otimizar o bem estar humano e o desempenho global de sistemas.”
Os participantes da ergonomia são chamados ergonomistas e realizam o planejamento, projeto e avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas, tornando-os compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Os ergonomistas devem analisar o trabalho de forma global, incluindo os aspectos físicos, cognitivos, sociais, organizacionais, ambientais e outros. Porém eles não trabalham apenas de forma sistêmica e metódica, eles analisam de forma interativa com o auxilio e troca de informações, junto aos próprios colaboradores.
Objetivos da ergonomia
A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas consequências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo.
1.2 Primeiros indícios e evolução da Ergonomia
A ergonomia teve origem desde os tempos dos homens primitivos, com a necessidade de se proteger e sobreviver. Sem saber o homem primitivo começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer melhorias com os objetos ao seu redor, por exemplo: Eles utilizavam pedras como arma contra seus oponentes, foram sendo talhadas, e afiadas afim de trazer melhor desempenho como arma, assim se tornando lanças que tem muito mais eficiência para a finalidade de caça ou defesa. As melhorias foram sendo desenvolvidas como os utensílios de barro, que eram utilizados para retirar água de cacimbas, e cozinhar alimentos. Ao final eles exerciam as mesmas atividades, porém com muito menos esforço e mais conforto.
Os percursores da ergonomia
BernadinoRamazzini: O medico italiano BernadinoRamazzini, foi o primeiro a manifestar estudos relacionados a doenças ocupacionais, este foi um dos trabalhos pioneiros voltados para área de medicina ocupacional, em seu trabalho chamado de MorbisArtificumDiatriba (Doenças do Trabalho), deu ênfase a doenças e lesões desenvolvidas em 52 ocupações de trabalho, causadas por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes encontrados. Ele trabalhou como professor de medicina na Universidade de Pádua.
WojciechJastrzębowski: Em 1857, Jastrezebowisky foi o primeiro a publicar um artigo intitulado “Ensaios e ergonomia ou Ciência do trabalho”. Somente após quase cem anos o tema foi retomado com a mesma nomenclatura.
Frederick Winslow Taylor: No século XIX o americano e engenheiro mecânico Frederick Winslow Taylor lançou o livro “Administração Científica” com uma abordagem que favoreceu a ergonomia, esclarecendo a melhor maneira de executar os trabalhos sem prejudicar o bem estar dos trabalhadores, Taylor procurava uma forma de aumentar o nível de produtividade de maneira que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Taylor criou o modelo de administração científica, e faleceu em 1915.
Frank Bunker Gilbreth: Em 1900 outro pesquisador americano melhorou as ideias de Taylor com relação a Ergonomia. Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian desenvolveramo “Estudos de tempo e movimentos” trazendo um melhoramento na abordagem da ergonomia no trabalho; Com a segunda guerra mundial a preocupação do tempo que os soldados ficariam em aviões também causou mobilização a respeito, surgindo assim aviões com mais conforto para os pilotos.
Formalização da Ergonomia
Na Inglaterra em 1949, um grupo de cientistas e pesquisadores se reúnem, interessados em formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. Fixariam então a data oficial de seu nascimento em 12/07/1949. Na 2ª reunião desse grupo inglês em16/12/1950, fazendo menção ao nome utilizado porJastrezebowisky “Ergonomia”. foi dado então este termo, onde ‘ergo’ significa em grego trabalho e ‘nomos’, significa regras, leis naturais. Este nome foi adotado nos principais países europeus, pois foi com a fundação da ErgonomicsResearchSociety, em 1951, que a ergonomia se expandiu no mundo industrializado, onde foi fundado no ano 2000 em Oxford a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), e em 1961 ocorreu na Suécia o primeiro congresso da Associação, já nos EUA foi criado o termo HumanFactorsSociety em 1957, levando o uso desse termo até os dias atuais.
2 Ergonomia e o ambiente profissional
No ambiente profissional diretamente ou indiretamente encontramos inúmeras situações que colocam em risco a nossa integridade física e pscicologica: Estamos sempre em constante movimento, sentamos, andamos, digitamos, falamos ao telefone e até mesmo nos espreguiçamos de maneira incorreta, tudo isso deve ser levado em consideração ao
...