A Gestão de Pessoas
Por: 50505050 • 28/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 142 Visualizações
Introdução
Estamos passando por inúmeras mudanças que ocorrem no cenário mundial nesses últimos anos. Com a globalização e a expansão da evolução tecnológica, hoje possuímos a informação na palma da mão, com celulares cada vez mais modernos e a internet cada vez mais rápida.
Esta nova era do conhecimento trouxe para as empresas uma competitividade com impactos econômicos, tecnológicos e sociais. Para uma empresa ser altamente competitiva é necessário que ela possua tecnologia, recursos e uma boa liderança. Pessoas com capacidades para exercer a função com qualidade e diferencial.
O aperfeiçoamento e a qualificação profissional pela busca do conhecimento tem que ser incentivado pelas organizações, com o objetivo de buscar, constantemente, a qualidade, o conhecimento e a produtividade.
Nesse cenário, as práticas gerenciais adotadas e as novas tecnologias desempenham papel fundamental na sobrevivência das empresas e a sua manutenção no mercado cada vez mais exigente e competitivo.
O maior bem que uma empresa pode ter é o capital humano, pois é ele quem pode fazer as melhores decisões. E é através da viabilização de talentos que nasce a criatividade, cresce a motivação, aumenta o aprendizado e se desenvolve o empreendimento.
As empresa veem investindo cada vez mais forte em capital humano e no desenvolvimentos dos mesmo. O gestão de pessoas também precisou se reconfigurar e as empresas começaram a investir em processos de gestão integrada que promovem maior aprendizado e permitem que novos conhecimentos apareçam e valorizem o patrimônio tangível das organizações.
O objetivo principal deste trabalho é discutir os pontos em comum entre a gestão do conhecimento e gestão de competências, com alguns aspectos a considerar:
• Gestão do conhecimento e seus elementos;
• Gestão por competência e vantagens competitivas;
• Características do consumo de informação;
• Relação entre competência e aprendizagem organizacional;
• A diferenciação entre competências e o conceito de mentalidade global.
Desenvolvimento
Gestão do Conhecimento:
Uma empresa que investe em gestão do conhecimento acaba minimizando gastos em produtos, acaba criando uma estrutura altamente competitiva e o trabalho é realizado com uma maior eficiência, qualidade e dedicação.
Um dos objetivos da gestão do conhecimento é promover a criação, o acesso, a transferência e o uso efetivo do conhecimento em benefício para os negócios. É responsável pela criação de mecanismos e procedimentos dedicados a estimular a formação de competências e prover a ampliação generalizada do conhecimento relevante em todos os níveis desejados
(FIGUEIREDO, 2005).
Alguns autores afirmam que Gestão do Conhecimento é algo totalmente novo. É necessário o uso de tecnologia da informação e da rede mundial de computadores para que uma empresa consiga desenvolver o processo com a dimensão desejada. Egoshi (2006) afirma que “A Gestão do Conhecimento da Era Internet2 é algo novo, revolucionário e sem precedentes na História da Humanidade, porque é sustentada por uma Tecnologia de Informação aliada às melhores Práticas e Teorias de Gestão. Sem esses dois alicerces, não haveria a Gestão do Conhecimento que tanto falam por aí hoje em dia em plena Era Internet”
Podemos resumir que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Gestão por competências
A gestão por competências tem sido cada vez mais adotada nas organizações, por ser uma gestão altamente eficaz para aumentar a produtividade, a posse de talentos e o aumento de competitividade. Gerenciar competências significa estruturar e incentivar os colaboradores a diminuírem possíveis falhas e resolverem necessidades para o próprio crescimento. Esse modelo de gestão estimula os colaboradores conhecer o que são capazes de executar e compreender o que a empresa espera deles.
Os resultados positivos da implementação de Gestão por Competências são imediatos. Além de facilitar a avaliação do desempenho de colaboradores, permite planejar e monitorar de maneira estratégica as ações de capacitação. Oferece maior garantia de contratações bem sucedidas, faz com que a adequação do profissional à empresa seja mais rápida e eficiente.
O mapeamento de competências têm como objetivo principal o conhecimento individual. Para isso, utiliza de metodologias para avaliar seu capital humano, identificar em cada um as potencialidades e necessidades de aprimoramento e com isso ter o mapeamento do indivíduo. Com esse material, é possível estabelecer ações que primam pelo desenvolvimento, motivação e, consequentemente, retenção de talentos.
Alguns benefícios do mapeamento de competências:
• Melhora o desempenho dos colaboradores;
• Identifica as necessidades de treinamentos;
• Alinha os objetivos e metas da organização e da equipe;
• Reduz a subjetividade na Seleção e Avaliação de pessoas;
• Analisa o desenvolvimento dos colaboradores;
• Enriquece o perfil dos colaboradores, potencializando seus resultados;
• Melhora o relacionamento entre gestores e liderados;
• Mantém a motivação e o compromisso;
• Extrai o máximo de produtividade de cada colaborador
Gestão de Conhecimento X Gestão por Competência
Utilizando a gestão de conhecimento alinhada a gestão por competência asseguram o desenvolvimento dos funcionários garantindo o reconhecimento, na promoção, na sucessão, e principalmente na remuneração e nos benefícios, que devem ser variáveis e proporcionais aos resultados entregues por cada colaborador.
Essa são as
...