A INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA
Por: Pammor • 12/4/2018 • Trabalho acadêmico • 4.021 Palavras (17 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII
INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA
SÃO PAULO
2017
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII
INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA
Trabalho apresentado ao curso superior de tecnologia da Universidade Paulista Interativa, como exigência para a avaliação do PIM VII do curso de Marketing.
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. CENÁRIO ATUAL NO PAÍS DE ORIGEM 6
2.1. Situação Econômica 6
2.2. Situação Financeira 8
3. PAÍS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: PORQUE O BRASIL? 8
4. VISÃO DE MERCADO 9
4.2. Aceitação do Produto 10
5. ECONOMIA ATUAL NO BRASIL 11
6. CULTURA DE COMPRA NO BRASIL 11
7. CÂMBIO 12
8. CONCORRÊNCIA 12
9. AMBIENTE SOCIAL E CULTURAL 13
10. PERFIL DE ATENDIMENTO 13
11. SENSIBILIDADE AMBIENTAL 13
12. LOGÍSTICA 14
13. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 15
14. TRADE MARKETING 18
14.1. Ponto de Venda 18
14.2. Marketing de Relacionamento 19
15. CONCLUSÃO 20
16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
RESUMO
O objetivo deste projeto é relatar com base nas disciplinas estudadas durante o bimestre um plano de internacionalização da marca Macy’s.
Com uma rede de lojas departamentais nos estados unidos, Macy’s alcançou o sucesso rapidamente, e foi considerada a maior loja do mundo. Com o crescimento das vendas a empresa desenvolveu um plano de ampliação da rede, e internacionalização da marca para outros países. Em 2012 a Macy’s firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos para levar produtos nacionais às lojas da marca norte-americana, o que foi um sucesso.
Diante disso a marca iniciou vendas para o Brasil pela internet, e afirma que o site recebeu 36 milhões de visitas de compradores no ano passado.
O foco da Macy’s em privilegiar o perfil do cliente local tem o objetivo de diferenciá-la não apenas de outras tradicionais lojas de departamentos como também de varejistas online, como permitir que o cliente comprasse online e retire o produto na loja. Mesmo em uma cultura de compra sob demanda, em que as pessoas tendem a comprar online, a loja recebe 20 milhões de visitantes por ano, por isso a importância que a loja tem em estar fisicamente aparente.
O desafio da marca é trazer para o Brasil não somente as compras online, mas também a loja física conceito, e é nessa tópico que queremos apresentar o nosso plano de internacionalização da Macy’s.
INTRODUÇÃO
Macy's é uma rede de lojas de departamentos fundada na cidade norte-americana de Nova Iorque. Foi fundada em 1858. A maior dessas lojas fica em Nova Iorque, ocupando um quarteirão inteiro, e é apelidada da maior loja do mundo. A rede possui um total de 769 lojas espalhadas nos Estados Unidos, Porto Rico, Guam e Hawaii.
Tudo começou com produtos de mercearia secos.
A origem da marca veio do filho de um comerciante de Nantucket, R.H Macy. O símbolo da marca registrada original da loja era um galo, mas Macy o substituiu por uma estrela vermelha, inspirada na tatuagem que ele fez em seu antebraço durante seu período no navio baleeiro, uma referência visual à estrela que o guiava enquanto ele estava no mar.
Um diferencial a loja de Macy foi a primeira a obter a licença de bebidas alcoólicas da Cidade de Nova York e em 1862, a primeira a apresentar um Papai Noel durante a temporada de Natal. Em 1864, a loja começou a instalar vitrines iluminadas para atrair a atenção dos transeuntes, dando origem à expressão “olhar vitrines”.
Com o passar dos anos, a R.H. Macy & Co. se tornou uma empresa pública, abriu lojas regionais, assumiu concorrentes no varejo e, em 1994, foi adquirida pela Federated Department Stores, que já operava centenas de lojas em 37 estados e, com esta compra, se tornou a maior empresa de lojas de departamentos nos Estados Unidos. A Macy's on-line, macys.com, foi lançada em 1997, ampliando significativamente o alcance da empresa. Em 2007, a Federated Department Stores mudou seu nome corporativo para Macy's, Inc. e agora tem mais de 800 lojas por todos os Estados Unidos.
...