A LOGÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES
Por: gi20304050 • 26/3/2016 • Projeto de pesquisa • 2.132 Palavras (9 Páginas) • 457 Visualizações
FACULDADE DE AGUDOS - FAAG
AUTORES: ALBERDAN DEVAN CANDIDO DA SILVA
ARIADNE RONDINA GALEGO
CRISTIANE
GISELE SILVA DE JESUS
GLEYDESON OLIVEIRA GOMES
LUIS FERNANDO ONORATO
LUIZ BRUNO DOS SANTOS
NATHÁLIA CRISTINA BORTOLAZO
RODRIGO NAVARRO DA SILVA
TATIANE HARUMI
A LOGÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES
AGUDOS – SP
2015
FACULDADE DE AGUDOS - FAAG
AUTORES: ALBERDAN DEVAN CANDIDO DA SILVA
ARIADNE RONDINA GALEGO
CRISTIANE
GISELE SILVA DE JESUS
GLEYDESON OLIVEIRA GOMES
LUIS FERNANDO ONORATO
LUIZ BRUNO DOS SANTOS
NATHÁLIA CRISTINA BORTOLAZO
RODRIGO NAVARRO DA SILVA
TATIANE HARUMI
A LOGÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES
Projeto de pesquisa da matéria apresentada em sala de aula da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico do Curso de Administração, Faculdade de Agudos, sob a orientação da Profª. Mª Gislaine B. Zaneti.
AGUDOS – SP
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Conceito de Estratégia Empresarial
2.2 Cadeia de formação de valor
2.3 A Logística no Modelo Negocial da Empresa
2.4 Logísticas Estratégicas Puras
3 CONCLUSÃO
REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como propósito apresentar à logística e sua importância nas organizações. Atualmente a logística é um setor a ser considerado tão importante quanto às áreas de marketing, finanças e produção. Pois, é através da logística que os produtos e serviços chegam até os clientes finais, sendo o transporte responsável por fazer um elo entre toda a cadeia de valor de uma organização, interligando o fornecedor do fornecedor à empresa e o cliente do cliente da organização. O conceito de logística passa pela movimentação e armazenagem de mercadorias uma vez que é de grande necessidade um gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez de praticadas separadamente, pois a logística agrega valor aos produtos e aos serviços tornando a organização mais competitiva no mercado onde atua.
Assim é capaz de entregar satisfação e comodidade aos clientes na hora certa e no momento certo, pois já existem diversas ferramentas de gerenciamento baseadas em Tecnologias de Informações que proporcionam para as empresas a otimização de contratos, planejamentos das rotas e das cargas, consolidação de fretes e a escolha da modalidade.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Conceito de Estratégia Empresarial
A estratégia empresarial é a combinação de fatores e a abordagem particular que a empresa concebe para enfrentar a concorrência é para criar valor para os clientes, consolidando ou ampliando suas vantagens competitivas. As áreas executivas e operacionais são formadas por um conjunto de diretrizes que visam orientar, e elaborar os planos de ação. Tendo como seu principal objetivo tratar e organizar, toda parte estratégica da organização, para sempre atender e cumprir com seus objetivos.
As organizações e os grupos de seu Macro - ambiente, tem uma relação de troca realizada por diversas decisões e ações. Se houver um planejamento bem elaborado, suas relações se fortalecem, e todos os grupos do macro - ambiente se fortalecem.
É fundamental importância, que a estratégia global tenha uma relação de troca com seus fornecedores e clientes. À competitividade entre a empresa e os consumidores, tem que ser definida por uma estratégia para estabelecer diretrizes, para ter satisfação e por meio de seus produtos e serviços. E sempre estabelecer seus elementos nos campos de atuação, tais como: preço, função do produto, canais de distribuição, promessa de satisfação, atendimento, garantia, serviços pós-vendas e muitos outros.
A empresa estabelece para seus fornecedores um modelo de canais de suprimentos, por meio de transporte, política de compras e estoque, periodicidade de fornecimento, e riscos aceitáveis de falta de insetos.
Tem como principal estratégia de política, tais como: Política de dividendos; Política ambiental; Política de vendas; Política de mercado de planejamento tributário; Política pessoal; Política de compras e Planejamento financeiro.
2.2 Cadeia de formação de valor
Formada por todas as funções externas e internas, a cadeia atua de forma harmônica e coordenada criando produtos e serviços à disposição dos clientes. Atividades externas de suprimentos e de distribuição são consideradas partes integrantes desta cadeia, assim, a empresa terá um relacionamento com agentes que desempenham essas funções gerando um objeto de estratégia empresarial.
Atividades logísticas de suprimentos realizadas por elementos externos
Atividades logísticas de distribuição realizadas por elementos externos
Vimos acima, que devido à importância que a logística empresarial tem para a estratégia, esse sistema deve ser concebido e estruturado como parte do modelo negocial da empresa.
A empresa possui um modelo negocial que pode ser entendido como o conjunto total da política, operações, procedimentos, tecnologia e todos os demais elementos identificando a empresa como uma organização de características únicas. Em síntese para os clientes, seria a operacionalização do processo de criação de valor.
...