A Lealdade À BMW
Por: sofia tavares • 18/6/2018 • Projeto de pesquisa • 3.798 Palavras (16 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 2]
etapa ii desenho de projeto
A lealdades dos consumidores à marca bmw
DISCENTE: Sofia Tavares
IPAM, ABRIL DE 2018
Índice
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS 4
1.2 JUSTIFICAÇÃO DA PERTINÊNCIA DO ESTUDO 4
2. METODOLOGIA PROPOSTA 5
2.1 Técnicas de recolha e análise de dados 5
revisão crítica da literatura 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
- INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende analisar a fidelidade à marca e ao impacto e influência que tem sobre os consumidores. Assim, é importante centrarmo-nos em descobrir o que cria a sensação de lealdade para o consumidor relativamente a uma marca automóvel, a BMW.
A BMW é uma empresa alemã, fabricante de automóveis e motociclos sediada em Munique. A grande particularidade desta empresa é a estratégia que esta definiu: marca premium, ora, desenvolve, fabrica e comercializa os seus produtos sob as marcas Rolls-Royce Motor Cars e BMW e MINI. Atualmente o grupo possui 30 fábricas em 14 países.
“Hoje em dia existe muita concorrência entre as marcas. Novas tecnologias e um mundo em mudança fomentam constantes inovações no mercado automóvel e as marcas devem estar preparadas para responder da melhor forma possível às necessidades dos seus clientes, ao mesmo tempo que tentam superar as suas expetativas. Uma relação e comunicação mais próxima e regular trará, certamente, clientes mais satisfeitos e fiéis”
Pedro Nuno Ferreira, Auto Monitor
1.1 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
A compra de um automóvel, em Portugal, continua a simbolizar um ativo consumista com um papel bastante significativo no mercado. A lealdade à marca, no que lhe concerne, é uma variável que no mundo do marketing possui um peso enorme, de forma a avaliar as relações dos consumidores para com as marcas. A enorme concorrência entre os modelos automóveis, a forte aposta na divulgação dos novos modelos através dos media e todas as políticas promocionais, exigem uma maior atenção e consistente conforme as necessidades exigidas dos seus consumidores, de modo a serem fatores determinantes na decisão final de compra de um automóvel.
Neste trabalho é pretendido explorar e analisar as principais forças por detrás da fidelidade dos consumidores BMW. Assim, teremos a oportunidade para avaliar o que gera um tal sentimento de pertencer a uma marca. Os objetivos específicos deste são:
- Entender as informações sobre os pensamentos e sentimentos dos consumidores com relação à BMW;
- o comportamento de repetição de compra;
- componentes cognitivas e afetivos com dimensões como a confiança, emoções e sentimentos.
1.2 JUSTIFICAÇÃO DA PERTINÊNCIA DO ESTUDO
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgou dados, em comunicado que, revelam uma evolução positiva de 7,7% no mercado automóvel português, em 2017 segundo Ricardo Lopes (2018). Neste mesmo ano, as três marcas do BMW Group que atuam em Portugal, nomeadamente, BMW, MINI e BMW Motorrad, registaram, em conjunto, 18837 unidades vendidas, crescendo assim 5% em relação ao ano anterior. Como é possível verificar, foi um ano excelente no mercado automóvel em Portugal. Para o grupo, o ano também foi excelente, por conseguir, pelo terceiro ano consecutivo melhorar o seu registo em Portugal.
Um dos grandes objetivos das marcas é a fidelização dos clientes. Dados apontam que cerca de 81% portugueses consideram que as marcas de fabricantes automóveis e os seus respetivos vendedores estão a fazer de tudo e a aplicar medidas para que estes sejam leais, segundo um estudo do Observador Cetelem Automóvel 2018. É de salientar que, em média, cerca de 70% dos questionados europeus concordam com a afirmação anterior. Cerca de 80% dos inquiridos nacionais afirmam que recebem um tratamento de modo a ficarem satisfeitos com a simpatia e prestabilidade dos técnicos de oficina e gestores de vendas. Para tal efeito, é necessário estabelecer uma forte relação no serviço pós-venda, pois, só assim será possível estabelecer laços com o cliente. Uma percentagem de cerca de 67% dos portugueses julgam que a confiança na marca é o aspeto mais importante, enquanto que, 47% mencionam a satisfação proveniente de uma experiência anterior com a marca para se manterem fiéis.
Mas afinal, o que nos leva tanto a desejar uma marca? A tornar-nos fiéis durante uma vida inteira a uma marca automóvel? O que é que a marca precisa de fazer para garantir a lealdade do cliente?
O slogan da BMW destaca o compromisso da marca com o cliente, “Pelo Prazer de Conduzir” em produzir veículos para pessoas que os querem conduzir, de modo a sentirem toda a segurança, tecnologia, inovação e a “raça” de um motor BMW.
A conscientização da marca é de uma importância critica, uma vez que cativa o consumidor com memórias e este irá vincular-se à marca, devido a fatores como: logótipo, slogan, músicas de anúncios publicitários, entre outros.
Desde o dia 12 de Dezembro de 2017, a BMW e a MINI estabeleceram uma parceria com a Brisa, criando assim o DriveNow, disponível apenas na cidade de Lisboa. O DriveNow é um serviço carsharing que combina o grande prazer na estrada com uma fantástica flexibilidade, basta descarregar a aplicação no telemóvel. A viatura pode ficar estacionada num local diferente da origem quando já não necessitam dela. Através do DriveNow será possível a BMW atrair mais clientes?
Desta forma, concluímos que é importante proceder a uma investigação para apurar as razões que levam os consumidores a tornam-se leais à marca e procurar soluções para os que já foram clientes, mas preferiram outra marca quando trocam de carro.
...