A Logística Empresarial - Walmart
Por: rodrigues.lo • 9/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1]
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CAMPUS BARRA
LOHANA DE SOUZA RODRIGUES
MATRÍCULA – 20183300957
WALMART: REDUZINDO CUSTOS POR MEIO DE ESTRATÉGICA LOGÍSTICA.
RIO DE JANEIRO – RJ
NOVEMBRO / 2018
INTRODUÇÃO
A logística empresarial tem como base e foco principal a necessidade de melhorar a qualidade da operação. Com tamanha concorrência e competitividade, é necessário encontrar formas de se destacar. A operação de logística é o que vai fazer sua empresa ser ainda mais eficiente.
É exigido que toda parte desse processo de logística estejam em sincronia e que todas as partes envolvidas saibam o que é preciso fazer. É necessário ter fluidez, controle sobre as operações, acompanhamento periódico, investir em comunicação entre equipe e clientes, entender onde você está acertando e errando, vai lhe ajudar a entender como aperfeiçoar cada etapa desse processo.
Para se ter uma boa logística, é fundamental gerenciar muito bem tudo que está envolvido direta e indiretamente, como fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. Manter controle de estoque, materiais, serviços e informações, estratégias de venda, negociação com fornecedores, isso está tudo encadeado.
Oferta e demanda são dois conceitos diretamente ligados à logística empresarial e a outras operações correlatas, como a gestão da cadeia de produção, precificação de produtos, estoque e planejamento de compra com fornecedores. Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. A lei básica para entender os dois conceitos é que quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, e vice-versa.
Saber gerir qual o melhor modelo de estoque para o seu negócio, requer planejamento e análise, especialmente para não comprometer a verba da empresa.
Saber escolher a transportadora e fornecedores, são dois fatores essenciais, pesquisar sobre custos de logística, negociar preços, prazos, ter ações estratégicas, para que ambos sejam beneficiados.
CONTEÚDO
A principal proposição de valor do Walmart, aquela que mais a diferencia de seus principais competidores, é a de ser capaz de oferecer a seus clientes um enorme sortimento de produtos, com altíssimo nível de disponibilidade, e com o menor preço do mercado. Para atingir esses objetivos, aparentemente conflitantes, a Walmart implementou uma estratégia de logística integrada, que possui as seguintes características principais:
- Uma política de instalações/localização baseada no princípio da saturação geográfica, ou seja, grandes lojas concentradas geograficamente, para tirar proveito de economias de escala nas compras, no marketing (propaganda) e na distribuição para as lojas.
- 2 - Um sistema de distribuição próprio, incluindo veículos e centros de distribuição, com uso intensivo do conceito de cross-docking, o que torna possível uma política de reposição diária de estoques, a baixo custo.
- Uma política de preços baixos todos os dias, reduzindo ao máximo campanhas promocionais, aumentando a estabilidade e previsibilidade da demanda, garantindo com isso a racionalização no uso de ativos.
- Relacionamento de longo prazo com seus principais fornecedores, mediante contrato de alto volume e em longo prazo, e a troca intensiva de informações de demanda, garantindo dessa maneira economias de escala e maior previsibilidade para os fornecedores, com a consequente redução de seus custos operacionais.
- Uso intensivo de tecnologia de informação para controlar vendas e estoques, para permitir troca contínua de informações entre lojas e com fornecedores, e para orientar o gerenciamento de ativos fixos, como veículos e centros de distribuição.
Apesar de ser um conceito em evolução, restrita a empresas mais avançadas, na Walmart o SCM já vem sendo adotado há algum tempo com sucesso, obtendo excelentes resultados em termos de crescimento e rentabilidade, em boa parte pela alavancagem que tem conseguido com sua estrutura diferenciada de relacionamento na cadeia de suprimentos.
O SCM é a integração dos processos de negócios desde o usuário final até os fornecedores é considerada uma estratégia bastante eficaz, já que gerencia desde estoques, armazenagem e transporte, até a fabricação, compras e processamento de pedidos aumentando a eficiência da
...