A Opinião Pública Fabricada nas Redes
Por: camillaizabelle • 16/12/2019 • Resenha • 493 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
A Opinião Pública fabricada nas redes
A internet provoca uma grande revolução nos meios de comunicação, as pessoas tem acesso a mais informação e grande difusão de informação sem checagem. No antigo jornalismo havia apuração dos fatos e verificação da origem e veracidade da notícia, mas no dia de hoje cada um é seu próprio jornalista e disseminador de notícias.
O mundo da comunicação sempre foi unidirecional, o jornal escrevia e as pessoas viam, o rádio falava e as pessoas ouviam. Todavia com a chegada da internet e redes sociais, o polo de poder muda. A produção é polidirecional, o debate fica ampliado e as pessoas tem grande acesso de informação.
Com essa difusão de informações é facilitada a entrada de perfis falsos e pessoas mal intencionadas que desejam disseminar e direcionar a opinião pública. Principalmente no campo político as pessoas tem opiniões pré definidas e por muitas vezes a maioria não possui engajamento e conhecimento político, caem no efeito manada.
Esse termo se refere ao comportamento de com em rebanhos, bandos de pássaros as pessoas em tumultos, manifestações, encontros religiosos e eventos esportivos. É possível observar esse efeito também quando tomamos decisões, fazemos julgamentos e formamos nossas opiniões. Esse comportamento é muitas vezes explicado pelo medo que temos de não sermos aceitos pelo grupo, sendo melhor agir como todos estão agindo do que fazer diferente e correr o risco de não ser aceito.
Essa "liberdade" e a grande quantidade de pessoas interagindo atraem políticos e instituições para as redes sociais, por meio delas as organizações podem mensurar o tamanho do envolvimento das pessoas com sua imagem, marca ou pessoa.
Algo a acrescentar e que marca como a opinião pública é influenciada lembro que em 2016 a palavra do ano, segundo o Dicionário Oxford, foi 'pós-verdade'. Ela foi divulgada em vários canais de comunicação como é tradição de todo final de ano ser elegida uma palavra para representar o ano que termina. Segundo o próprio dicionário britânico, significa "relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelos à emoção ou à crença pessoal".
O termo ganhou popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, vencida pelo republicano Donald Trump, ambas marcadas pela disseminação de notícias falsas nas mídias sociais e de mentiras por candidatos ou figuras-chave de campanha.
Como no artigo publicado no G1 sobre a investigação de perfis falsos, perfis fakes são criados para aumentar a visibilidade e impacto de candidatos e influenciam as eleições e são uma grande preocupação nos dias de hoje.
Existem agências especializadas em investigar perfis falsos e fake news disseminadas por tais perfis. Essas agências de fact-checking estão no Brasil e lutam contra esse tipo de intervenção que manipula a opinião pública nas mídias.
Para que esse tipo de influência termine é necessário checar e pesquisar sobre as "verdades e vazamentos de informações" que são espalhados na internet, que ainda continua sendo uma grande aliada à opinião pública.
...