A Queda Da Nokia
Ensaios: A Queda Da Nokia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keniaoliveira • 22/5/2014 • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 788 Visualizações
A QUEDA DAS VENDAS DA NOKIA NO MERCADO DE TELEFONIA MÓVEL
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto de Trabalho de Graduação, ministrado pela professora Fernandina Fernandes de Lima Medeiros aos alunos do 5º ciclo do curso de Gestão Empresarial.
SERTÃOZINHO SP
NOVEMBRO/2013
TEMA
A queda das vendas da Nokia no mercado de telefonia móvel.
PROBLEMA
A Nokia foi líder mundial no mercado de telemóveis de 1998 até o primeiro trimestre de 2012, e após perder a liderança, vem perdendo cada vez mais participação de mercado.
Como uma empresa líder mundial de mercado por 14 anos no segmento de telemóveis, chega à decadência?
OBJETIVO GERAL
Analisar as decisões estratégicas feitas pela Nokia no segmento de telefones celulares nos últimos anos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Demonstrar as inovações e mudanças tecnológicas dos telefones celulares;
Avaliar as tendências tecnológicas no segmento de telefones celulares;
Comparar a participação de mercado da Nokia e seus concorrentes nos últimos anos.
JUSTIFICATIVA
Quando uma nova tecnologia abre a possibilidade de um novo mercado que pode ameaçar o já existente, um líder de mercado deve imediatamente aderir a essa tendência usufruindo da vantagem de ser o primeiro. O que aconteceu com a Nokia foi completamente o inverso. Quando a Apple abriu o mercado de smartphones em 2007, vários fabricantes de celulares tradicionais entraram rapidamente nesse segmento, focando totalmente para essa nova tecnologia.
A Nokia, de olho nos mercados do terceiro mundo como a Índia e África, continuou dando prioridade à tecnologia tradicional (Symbiam) resultando na primeira de uma sequência de decisões precipitadas, pois os smartphones da China chegavam baratos a esses mercados comprometendo as expectativas da Nokia.
Na tentativa de se reerguer, em 2010 a empresa toma mais uma decisão de estratégia ao optar por uma parceria com a Microsoft, mudando sua plataforma para o Windows Phone ao invés de usar o sistema Android da Google já então consagrado e desejado pelos usuários ou o iOS da Apple.
No final de abril de 2012 foi noticiado que a Samsung havia superado a Nokia, na primeira posição desde 1998, no mercado global de telefones celulares nos quatro primeiros meses de 2012.
A falta de ação em um momento de mudança de mercado e as decisões estratégicas que indicaram falhas resultaram em prejuízos irreparáveis culminando na venda da divisão de celulares da Nokia para a própria Microsoft em 2013.
Com base no estudo da história e fracasso dessa empresa, este trabalho visa demonstrar para outras empresas do ramo de tecnologia, como decisões estratégicas bem ou mal elaboradas podem influenciar definitivamente os negócios.
METODOLOGIA
O presente trabalho consiste em uma pesquisa exploratória delineada em um estudo de caso sobre as decisões estratégicas da Nokia, mostrando de forma qualitativa a cronologia dos fatos e as consequências advindas dessas decisões.
Segundo Malhotra (2001), a pesquisa exploratória é um tipo de pesquisa que tem como principal objetivo o fornecimento de critérios sobre a situação-problema enfrentada pelo pesquisador. Já o estudo de caso, segundo Yin (2001), é uma estratégia de pesquisa que busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto. A premissa do estudo de caso é que ele tente esclarecer uma decisão ou um conjunto de decisões.
Com base nestes conceitos serão desenvolvidas algumas etapas para atingir o objetivo proposto por esta pesquisa:
I. Atividades preparatórias como, a definição do escopo e do horizonte de prospecção do trabalho, a revisão teórica e a definição da metodologia.
II. Pesquisa exploratória para análise de dados e informações utilizando-se fontes primárias e secundárias. Análise de dados de órgãos oficiais, utilização de informações de estudos disponíveis sobre o tema – trabalhos acadêmicos, análises financeiras, macrocenários internacionais e anuários – bem como informações da imprensa.
III. Concluída a fase de pesquisa exploratória, inicia-se a análise dos resultados, compreendidas em três etapas:
• pontuar a velocidade das mudanças e inovações no ramo de telefonia móvel;
• definição e caracterização dos condicionantes do problema (a queda da empresa Nokia);
• comparação da participação de mercado da Nokia frente aos seus concorrentes no cenário global e detalhamento dos cenários.
REFERENCIAL TEÓRICO
Teece, Pisano e Shuen (1997) definem que a habilidade de adquirir novas formas de vantagem competitiva ou "capacidades dinâmicas" enfatizaria dois aspectos chave. Esses aspectos seriam:
• capacidade da empresa para "renovar competências" para reagir aos desafios do ambiente;
• o papel da gestão estratégica, responsável por "reconfigurar" dinamicamente os recursos, e competências funcionais da empresa.
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010) apresentam as inúmeras correntes e abordagens da literatura de estratégia empresarial e fazem uma tentativa de agrupá-las dentro
de diversas "escolas
...