A Teoria do Desenvolvimento de Schumpeter
Por: cdesigner • 16/3/2016 • Artigo • 263 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Compreender a dinâmica do processo de desenvolvimento: O investimento é um veículo de inovação. O desenvolvimento está inteiramente ligado com inovação e estar disposto a correr riscos. O esquema do fluxo circular é caracterizado pela rotina. Fazer novas combinações é a base para obter o desenvolvimento.
O empresário é peça fundamental para que as inovações sejam introduzidas no mercado, ele tem que ter a sensibilidade de compreender o valor do que está implantando. Com a proposta de um produto ou serviço inovador no mercado, os lucros são de monopólio total deste empresário.
Na estrutura de capitalismo atual, disputas por preço de mercado já não são uma forma de concorrência muito inteligente, visto que novos produtos são lançados no mercado constantemente.
Prosperidade: a implantação da inovação e como consequência dos lucros obtidos ocorre o surgimento de novos investimentos.
Recessão: processo de desinvestimento, em que as novas industrias se consolidam, expulsando as defasadas.
Depressão: queda total até se comerem as mudanças.
Retomada: Analise do empreendimento e um novo conjunto de inovações, abandonado a fase de depressão.
Para Mensh não existe fase de equilíbrio, só desenvolvimento e crise. O desenvolvimento e incensam de invenções básicas no mercado marcam o início dos ciclos. As empresas investem em aprimoramento de produtos até o mercado estar saturado e assim iniciam o processo de inovação novamente.
Freeman, Clark e Soete defendem que o processo de difusão e de desenvolvimento são mais importantes que o surgimento simultâneo. O período de depressão cria o ambiente ideal para a aceitação da inovação.
Paradigma tecno-econômico surgimento de um sistema ou serviço tecnológico que gere progresso técnico em quase todos os setores econômicos.
...