A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS NA PÓS MODERNIDADE E A CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET COM IMAGENS DE PAISAGENS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
Por: Claudia Lino • 29/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA
FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
HÉRLON JEKEL MASCARENHAS
A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS NA PÓS MODERNIDADE E A CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET COM IMAGENS DE PAISAGENS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
VITÓRIA
2020
HÉRLON JEKEL MASCARENHAS
A UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS NA PÓS MODERNIDADE E A CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET COM IMAGENS DE PAISAGENS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda apresentado as Faculdades Integradas de São Pedro, sob orientação do prof. Felipe Dall’Orto.
VITÓRIA
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Objeto da Pesquisa 3
1.2 Formulação do Problema 4
1.3 Objetivos 4
1.3.1 Geral.. 4
1.3.2 Específicos 4
1.4 Justificativa 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
- INTRODUÇÃO
- Objeto da Pesquisa
A imagem, em toda sua história sempre fez parte do cotidiano do homem, desde os desenhos e pinturas primitivas, até as selfies postadas nas redes atualmente.
Etienne Samain, em sua obra, o fotográfico (p. 296) enfatiza que os seres humanos precisam de símbolos e imagens para expressarem o que estão sentindo, e isso se mantém até os dias atuais, com fotos, símbolos (emojis), gifs etc.
Se tratando da fotografia, houveram e ainda há de vir diversas mudanças na fotografia digital. Lucia Santaella em seu livro Linguagens liquidas na era da mobilidade (p.394) diz que o tamanho das câmeras digitais e os celulares, transformaram a fotografia, os tornando mais acessível e fácil.
A popularização dos smartphones possibilitou e reforçou o ato de fotografar, seja para fins pessoais como foto do cotidiano, festa, selfie ou até mesmo para fins profissionais, como a fotografia de produtos e o fotojornalismo.
O fato é que, na atualidade, todos têm em suas mãos uma câmera de bolso, que contribui para facilidade e agilidade do campo da comunicação, estando no lugar certo, na hora certa. Com tudo, a área da comunicação ganha amplitude e novas formas de trabalhar, com auxílio dos dispositivos móveis e toda gama de ferramentas e facilidades que oferecem. Desta forma, pretende - se responder neste trabalho que forma os smartphones estão sendo utilizado como ferramenta de fotografia na comunicação contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Mobile. Pós-modernidade
1.2 Formulação do Problema
De que forma o Smartphone pode ser utilizado como ferramenta de fotografia na comunicação da contemporaneidade?
1.3 Objetivos
Geral
- Analisar o uso da fotografia por smartphones na comunicação e na produção de imagens.
1.3.2 Específicos
- Compreender como a fotografia mobile está sendo usada na contemporaneidade pelas empresas e pelos usuários;
- Analisar como a Câmera do celular está substituindo as câmeras profissionais e a facilidade de acesso;
- Explorar de que forma o uso do celular como principal ferramenta de fotografia muda a produção e difusão de imagens.
1.4 Justificativa
Com este trabalho propõe-se investigar o uso do smartphone como ferramenta para fotografar, tendo em vista de que o mercado vem mudando grandemente, principalmente quando relacionado a tempo de produção de conteúdo e a facilidade.
A comunicação hoje está vivendo no imediatismo, onde é preciso digerir uma enxurrada de mensagens, conteúdos, campanhas e assuntos o tempo inteiro.
Para tanto, as empresas e até mesmo pequenos empresários devem se adequar ao ritmo acelerado de produção, do contrário, poderão apresentar um conteúdo não tão relevante ou inovador.
O fato de a quantidade de conteúdos ter aumentado abundantemente, originou-se em uma sociedade que consome e descarta respectivamente uma quantidade muito grande informações.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman definiu estes tempos imediatos como tempos líquidos, onde tudo se modifica de forma instantânea.
Desta forma, se faz necessário otimizar tempo de produção. Com o smartphone, as fotos são capturadas, produzidas e disparadas instantaneamente, tendo uma produção mais rápida e prática, com a facilidade de manuseio e transporte.
Ocorre ainda que moradores da Grande Vitória ainda desconhecem diversos lugares do Estado. Com tudo, um dos propósitos deste trabalho é produzir um conteúdo fotográfico através de uma página no Facebook com imagens capturadas e tratadas no smartphone, a fim de incentivar o turismo no Espírito Santo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SAMAIN, ETTIENE. O Fotográfico. 2ª ed. São Paulo. Hucitec/Senac, 2005.
HARVEY, DAVID. A condição pós moderna. São Paulo. Loyola, 2013.
SANTAELLA, LUCIA. Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo. Paulos, 2007.
...