A importância do departamento de recursos humanos na empresa
Artigo: A importância do departamento de recursos humanos na empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lianeperaca • 14/4/2014 • Artigo • 471 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
A importância do Departamento de Recursos Humanos em uma empresa
Escrito por daniel em 17 de março de 2010. Publicado em Sem categoria
Hoje empresas que contam com um Departamento de Recursos Humanos em sua estrutura, somam diferenciais e exibem mais confiança para com seu cliente, tendo em vista que contam com um departamento voltado para gerenciar, capacitar, treinar, entre outras e motivar os seus colaboradores.
O Departamento de Recursos Humanos é a ligação entre a diretoria e seus colaboradores, tendo a função de mostrar para o mesmo que a empresa em que ele desenvolve suas atividades é um local organizado e estruturado, estando assim este departamento apto a aguçar para a empresa quando um colaborador esta se destacando ou quando precisa ser ajudado ou mais capacitado.
Chiavenato, Idalberto (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, o profissional tem que estar bem preparado com conhecimentos e experiências em diferentes campos, para atender as dificuldades que enfrentara pois estará em conflito permanente com diversas personalidades.
Felizmente há empresas que tem a visão na modernidade, uma tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, isso esta associado ao Departamento de Recursos Humanos, pois é este que vai cuidar da idoneidade da empresa frente aos seus colaboradores e a estes o seus direitos frente à empresa.
Estas empresas estão preocupadas com o futuro e para isso investem no presente de forma criativa, porem constante; Se distinguindo das demais e obtendo resultados promissores.
Investir em Departamento de Recursos Humanos não significa ter um departamento direcionado a admissões, treinamentos, avaliações e rescisões, visto que em algumas empresas não se tem grande fluxo de pessoal. Assim, por exemplo, pode-se investir em Recursos Humanos tendo como base um bom plano de carreira, em que o colaborador participe do crescimento da empresa e possa crescer junto com ela.
O Profissional de Recursos Humanos diferencia-se por desenvolver uma postura de liderança autorizada perante sua equipe, onde os colaboradores o recorrem tendo a convicção de que realmente ele saberá o que fazer, e não como uma autoridade que somente quer as atividades realizadas.
Estes profissionais devem ser visionários, mas com os pés no chão, devem ser multiplicados em todas os setores da empresa deliberando e projetando o futuro desejado.
Diante de todo o exposto, conclui-se portanto que investir no Departamento de Recursos Humanos é investir na própria empresa, aparecera melhoras significativas nos processos de comunicação e nas relações interpessoais, enfim ocorrerá uma maior integração organizacional.
Referências:
Chiavenato, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: Fundamentos Básicos, Atlas 2003.
Peres, Orivaldo Andreazza. A importância do RH na mudança organizacional. Mudança Organizacional 2008.
Jorge, Ana Clara – Rezende, Carolina – Lima, Isabela A. M. – Granzinolli, Marcelle C. – Moraes, Raquel Soares M. M. Administração de RH, O papel do Gestor de RH
...