A minoria tornou-se o chefe
Tese: A minoria tornou-se o chefe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabets • 5/10/2014 • Tese • 483 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
O minoritário virou chefe
A empresa escolhida é a Kroton, que ao longo dos anos tornou-se a maior empresa de educação do mundo com 1,5 milhão de estudantes. A fusão com a rival Anhanguera fez com que o seu valor no mercado fosse de 24 bilhões de reais, o dobro da segunda colocada, a New Oriental da China.
O surgimento da empresa foi em 1966 quando um pequeno grupo de professores mineiros alugaram uma sala de colégio para dar inicio ao cursinho pré-vestibular Pitágoras. Seis anos depois a empresa conseguiu abrir a sua primeira escola e ao longo dos anos 80, passou a vender sua ideia de ensino para centenas de escola de ensino superior.
O ponta pé inicial para o começo da ascensão do grupo Pitágoras veio a partir da mudança da lei onde o curso superior passou a ter fins lucrativos,o que ajudou no acumulo de capital.
Em 2007 a empresa abriu capital na bolsa e mudou seu nome para Kroton, nome este inspirado na ilha onde Pitágoras instituiu sua primeira escola.
Como meio de crescer ainda mais começou a fazer aquisições de outras universidades com situação similar ( milhares de alunos com pouco capital ).
Já em 2009 começou uma negociação com a rede Iuni do Mato Grosso criada nos anos 80 por Altamiro Galindo. Seis meses apos a fusão, Rodrigo Galindo, filho de Altamiro assumiu a presidência do grupo.
A empresa não poderia estar em melhores mãos. Com quase duas décadas de experiência, aos 33 anos, Rodrigo deixou a empresa em uma margem operacional de 23%, um recorde para o setor.
Todo esse resultado veio do empenho de Rodrigo que começou como operador de fotocopiadora da faculdade de seu pai e antes dos 18 anos já havia trabalhado na tesouraria,secretaria e RH.
Formou-se em direito e abriu a própia faculdade em Macapá, alem de expandir a empresa da família para o Acre, Rondônia e Bahia.
Galindo envolveu-se diretamente com os números da empresa, dispensado o trabalho de banqueiros. O tempo todo é visto caminhando com os dados da empresa e tem o número de inscritos no último vestibular decorado.
Hoje a margem operacional passou de 23% para 43%, o faturamento foi multiplicado por 13 e seu lucro por 25. Foi a empresa brasileira com o melhor desempenho na bolsa em 2012, em 2013 e novamente no primeiro semestre de 2014. Quem comprou ações da empresa com valor de 1 000 reais tem hoje 30 000 reais. Um relatório do banco BTG Pactual estima que o faturamento da empresa crescerá 50% e o lucro dobrará em dois anos.
O própio Galindo divide os currículos pra que mais pessoas de diferentes cursos possam compartilhar as mesmas aulas, e qualquer despesa que ultrapasse o orçamento tem de ser aprovada por ele. Deste modo os recursos são garantidos.
Fonte: Revista EXAME, editora Abril, edição 1069. Ano 48 Nº13 23/7/2014.
Matéria: Nasce a maior empresa de educação do mundo págs. 32 à 44.
...