ADAPTAÇÕES NOS PROCESSOS SELETIVOS
Por: juliianalemes • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
ADAPTAÇÕES NOS PROCESSOS SELETIVOS (interpretação textual e lógica do texto “Candidatos apontam falhas dos processos de seleção” [Revista Você/RH, de 29.03.2012]
Partindo do princípio de proporcionar a interação entre os pretendentes, os recrutadores das empresas realizam dinâmicas com o grupo a fim de avaliá-los. É observado seu comportamento individual e em conjunto, sua desenvoltura, e habilidades profissionais.
Feedback é a causa da grande insatisfação dos candidatos em relação aos processos coletivos de seleção por não haver garantia de recebê-lo. Como forma de autoconhecimento os candidatos que recebem retorno imediato utilizam as informações para melhor aplicar suas aptidões no ambiente de trabalho, seja na vaga concorrida ou nos processos seguintes. No entanto, a falta de resposta é o que os desmotiva no final das atividades. Cabe ao possível funcionário julgar se o seu desempenho foi aceitável pelos recrutas na busca pela vaga desejada.
Nota-se também que, segundo a pesquisa citada no texto “Candidatos apontam falhas dos processos de seleção”, a duração desses processos tornou-se longa e maçante, fugindo da ideia inicial de atividades rápidas e certeiras; tirando o fato de a exposição gerar certo desconforto aos concorrentes mais retraídos. Os entrevistados na pesquisa sugerem que se leve em conta as experiências registradas no currículo, seleções marcadas em horários alternativos e flexíveis.
Sendo assim, acredito que as empresas que optam por esses procedimentos deveriam investir na elaboração de novos projetos de escolha. Selecionar recrutadores que já estiveram no lugar dos candidatos para que saibam conduzir a dinâmica de maneira que não se sintam acuados e tímidos, além da adaptação de tempo indicada pelos concorrentes.
...