ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaveita • 16/9/2014 • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 670 Visualizações
1. Desenvolvimento.
1.1 – Etapa 1.
1.1.1 – Passo 1.
Pesquisar individualmente na internet e na biblioteca informações pertinentes sobre planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. A seguir acessar os links com alguns artigos referentes aos temas:
1. Ler o artigo dos autores KUSTER, Edison e NOGACZ, Nilson Danny. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em: -< https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U >. Acesso em: 28 abr. 2013.
2. Ler o artigo publicado em Congresso pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul elaborado pelos autores GAMA, Renata; MOURA, Gimaro e Osmar Francisco de, OLIVEIRA. Disponível em: < https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM > Acesso em: 28 abr. 2013.
3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.
O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.
1.1.2 – Passo 2.
Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdução do relatório.
1.1.3 – Passo 3.
Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises. O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em fontes confiáveis. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho. Esse resumo servirá de base para a elaboração do Passo 4.
1.1.4 – Passo 4.
Elaborar em equipe, com base no resultado das leituras realizadas pelos integrantes do grupo, um relatório com no máximo duas páginas.
Analisando o texto Administração Financeira de Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz concebe-se a ideia de que o desafio de uma empresa é justamente a administração financeira, que figura como um dos pilares do sucesso principalmente das pequenas empresas. Assim, KUSTER E NOGACZ garantem que dois pontos são fundamentais nesse processo: o cuidado efetivo com o dinheiro, suas entradas e saídas e também garantir o retorno esperado pelos acionistas.
Um dos pontos a ser levado em consideração é o controle e administração de caixa através do monitoramento do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro durante um dado período temporal a fim de se precaver com medidas capazes de satisfazerem as necessidades da empresa. Assim é necessário estabelecer uma previsão do fluxo de caixa estabelecendo um cronograma de despesas e investimentos e provisionamento de despesas até mesmo aquelas que ainda serão contratadas, havendo possibilidade ainda de se alocar os períodos de baixo faturamento.
Para tanto, é necessário o engajamento dos diversos setores das empresas, juntando previsões de vendas, previsões de despesas com pessoal, com custos variáveis, com propaganda entre outros. Assim, a troca de informações diárias e o aproveitamento máximo de cada setor, contribuirá de forma determinante para o sucesso do controle de caixa.
Desta forma torna-se viável o desenvolvimento de um outro ponto fundamental ao sucesso do planejamento financeiro, que é o Controle de Dados como o controle da Movimentação Financeira, Controle do Pessoal, Controle de Máquinas, Veículos e Equipamentos, Controle de Estoque, etc.
Em relação aos Custos de Capitais pode ser definido com os custos dos recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados na operacionalização da empresa. A boa administração financeira requer que todo o custo da empresa deve passar por uma rigorosa análise de sua viabilidade. Assim, entende-se que um fluxo de caixa bem planejado poderá garantir com segurança a administração do Capital de Giro da Empresa.
De acordo com o texto “Planejamento financeiro como estratégia para a obtenção de resultados nas pequenas empresas – um estudo de caso” de RENATA GAMA, GUIMARO MOURA e OSMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA, reforça a ideia já tratada no texto anterior descrito, pela qual se percebe a importância de se elaborar um planejamento financeiro capaz de dar suporte ao gestor das pequenas empresas, o que comumente não ocorre. O conhecimento das técnicas de Planejamento financeiro, que fujam do empirismo serão capazes de aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação da empresa mercado, de modo em que esses resultados esperados sejam alcançados.
Fala-se nas pequenas empresas, pois, atualmente as mesmas são consideradas de grande importância no crescimento da economia como um todo e pela geração de oportunidades que absorve uma parte considerável da população com ofertas de trabalho e emprego e pelo incentivo ao desenvolvimento empresarial. O texto apresentou um estudo de caso de uma pequena empresa do setor de construção civil, cuja eficiência da elaboração de um planejamento financeiro, pode ser utilizado como instrumento de gestão, prevendo-se o lucro líquido a ser obtido através de previsão de vendas e despesas a ser realizado pela matriz e representação, no período mensal. Com isto, através das projeções, o gestor poderá ter acesso ás informações sobre necessidades ou excessos de caixa, sendo capaz de planejar formas de financiamento ou investimentos adequados ás atividades das empresas.
Observamos então que através de um planejamento financeiro, mesmo que adaptado e que não siga rigorosamente o planejamento científico, a pequena empresa terá insumos para embasar qualquer tomada de decisão, medidas corretivas ou alteração de objetivos de forma antecipada, minimizando qualquer risco de perdas financeiras através de pagamento de juros inesperados ou participação no mercado por falta de recursos para abastecê-lo conforme a demanda.
Assim os autores concluem que através de um planejamento financeiro, independentemente do porte
...