ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTARIA
Artigo: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTARIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jacaverde • 23/11/2013 • 479 Palavras (2 Páginas) • 695 Visualizações
Pode-se definir administração financeira como sendo a responsável por obter e utilizar eficientemente os recursos necessários para o bom funcionamento da empresa.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes as técnicas de administração.
O planejamento deve ser usado como ferramenta para decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.
Com o uso desta metodologia a organização opta por metas baseadas em avaliações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente e eficaz.
A função primordial dos mercados financeiros é aproximar os dois agentes econômicos normalmente separados no mercado, o superavitário e o deficitário.
O mercado de capitais, especificamente, o mercado acionário, permite a diluição do risco de novos investimentos e promove uma democratização e socialização do capital.
Uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores. São considerados valores mobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures, notas promissórias e partes beneficiárias para distribuição pública.
Mercado de Ações é o segmento do Mercado de Capitais onde ocorre a compra e venda de participações no capital das sociedades anônimas. Sua função básica é proporcionar liquidez aos títulos emitidos por companhias abertas, divididas nos seguintes tipos:
Direito Tributário é o segmento do direito financeiro que define como serão cobrados dos cidadãos os tributos e outras obrigações a eles relacionadas para gerar receita para o estado.
O direito tributário, assim como os outros ramos da ciência jurídica, teve sua formação e desenvolvimento de maneira lenta. Não se sabe exatamente quando e onde a cobrança de tributos e impostos começou.
A expressão "Direito Fiscal" tem levado muitos a entenderem restritivamente que "Direito Fiscal" seria apenas a disciplina das normas de fiscalização, como também, num sentido amplo, outros compreendem como Direito Fiscal toda a disciplina jurídica do campo financeiro, tomando-a como sinônimo de Direito Financeiro.
Hoje os impostos são divididos em Federais, Estaduais e Municipais, os quais incidem sobre renda e patrimônio das pessoas físicas e jurídicas.
O Gestor informou que não aplica os excedentes de caixa, busca as melhores taxas para investimentos, a empresa recebe do contador todos os relatórios mensalmente e os compara com o orçamento e planejamento do mês.
Analisa as contas a pagar e a receber, bem como o fluxo de caixa diário e como trabalha com capital próprio, não necessita de financiamento, informou também que a empresa nunca passou por nenhum tipo de fiscalização.
A empresa possui um contador responsável por toda a parte contábil, o gestor informou que não sabe o que é elisão nem evasão fiscal.
O problema mais grave que o grupo percebeu foi a necessidade de uma maior qualificação por parte do gestor da empresa, visto que
...