ANÁLISE DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA ECONOMIA BRASILEIRA
Por: Rodrigo Diego • 24/5/2021 • Resenha • 797 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
VINICIUS MATHEUS RIBEIRO CRUZ
ECONOMIA
ANÁLISE DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA ECONOMIA BRASILEIRA
Trabalho de composição de nota,
disciplina economia e mercado.
Professor: Marcelo
NOME: VINICIUS MATHEUS RIBEIRO CRUZ RA: N521910
CURSO: GESTÃO DE MARKETING – GM4P22.
SÃO PAULO
2021
ANÁLISE DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS IMPORTANTES NA ECONOMIA BRASILEIRA
Estamos vivenciando a menor taxa de juros dos últimos anos. Taxa SELIC bem próxima da estimativa de inflação para o ano. A taxa SELIC (sistema especial de liquidação e custódia) é usada entre bancos e é o balizamento usado pelo mercado financeiro para fixação das taxas usadas no sistema bancário. A responsabilidade da fixação dessa taxa é do COPOM (comitê de política monetária) que se reúne algumas vezes por ano para avaliação dos indicadores macroeconômicos e em seguida fixa a taxa. A cada reunião do COPOM espera-se alguns movimentos importantes. (atualmente essas reuniões ocorrem a cada 45 dias).
Taxas de juros baixas têm vantagens e desvantagens. Vejamos a seguir:
Primeiramente, a baixa da taxa Selic acontece pelo motivo que o Brasil vem enfrentando uma persistente baixa no crescimento e uma inflação controlada. E, portanto, podemos observar o impacto da taxa Selic com a redução de incentivos a poupança, redução nos empréstimos e financiamentos, aumento nos preços dos ativos, desvalorização da taxa de câmbio e redução na dívida do governo.
Então, com a taxa de juros mais baixas, teremos menor retorno sobre aplicações financeiras, inclusive as de renda fixa. E, portanto, isso faz com que os consumidores deixem menos seu dinheiro na poupança e faz com que eles consumam mais e aumente seus gastos. Além disso, o custo de empréstimos e financiamentos também serão reduzidos, sendo assim, os empresários que tomam empréstimo junto a um banco, vão receber incentivos para investir em produção. também vamos ter um aumento no número de cidadãos que tomam empréstimo junto aos bancos para consumir mais e tirar projetos do papel. No entanto, se por um lado os empresários e os cidadãos ganham alguma vantagem sobre os empréstimos, por outro, os bancos passarão a abaixar seu volume de empréstimos, pois vai se tornar menos atrativo para esses bancos ofertar crédito. Nesse contexto, com mais investimentos em produção somado ao aumento do consumo pelos cidadãos, vamos ter mais mercadorias sendo produzidas e gerando aumento na geração de empregos e renda.
Com a desvalorização do real em relação ao dólar, os investidores internacionais verão os investimentos em renda fixa do brasil como o tesouro direto, tais como, os títulos da dívida do governo brasileiro, menos atraente. E, portanto, muitos investidores internacionais vão tirar seu dinheiro investido no Brasil, a fim de procurar por investimentos mais rentáveis e assim, o Brasil vai deixar de atrair novos investidores. Sendo assim, com a baixa oferta de dólar no mercado brasileiro, vai causar a desvalorização do real. A vantagem disso, é que com a desvalorização, isso torna as exportações brasileiras muito mais competitivas. A desvantagem que torna as importações mais caras.
...