APLICAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianacpa • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 6.773 Palavras (28 Páginas) • 335 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
RECURSOS HUMANOS
3ª Série - Saúde e Segurança do Trabalho
Polo Cuiabá/MT Escola Nova Pedagogia CPA III
PROFESSOR (A)-TUTOR(A) EAD ( JOZIANE SILVA DE ALMEIDA)
CUIABÁ/MT
18/05/2013
COMPETENCIAS E HÁBILIDADES
2° SEMESTRE
ATPS apresentada ao Curso de Gestão em Recursos Humanos da – da Faculda Anhanguera- Uniderp, para a disciplina Saúde e Segurança dono Trabalho.
Cuiabá - MT
09/06/2013
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 04
3 IMPLEMENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO................................. 05
3.1- PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)........... .06
4. PLANO DE AÇÃO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.................... 12
5 SUGESTÕES DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO .... .24
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................... .27
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................28
1.INTRODUÇÃO
Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive.
Todos os seres humanos têm direito ao melhor estado de saúde, independente de raça, religião, opinião política, condição econômica ou social. As doenças podem ter as mais variadas causas, sendo umas geradas pela atividade produtiva, conhecidas como doenças específicas, tais como silicose, asbestose, bissinose, etc.. e outras, as inespecíficas, que não possuem suas causas relacionadas diretamente com o trabalho no Brasil existem normas de segurança do trabalho avançadíssimas, mas que isoladas não bastam para evitar os acidentes, é necessário haver o comprometimento de todos.
Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene.
Os equipamentos adequados, sem ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação suficiente, são condições importantes e favoráveis para que o trabalhador não se desgaste e não adquira doenças profissionais.
Para preservar e proteger seus funcionários, a empresa deve buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho.
Para isto, todo empreendimento precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, a qual define o seu grau de risco, conforme o código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – da empresa.
2.DESENVOLVIMENTO
Abertura de um restaurante e pizzaria, com previsão de 40 funcionários, sendo:
05 cozinheiros
03 lavadores de louças
03 funcionários de limpeza
01 gerente
01 telefonista
01 recepcionista (hostess)
10 garçons e garçonetes
01 monitor para espaço kids
02 caixas
04 funcionários administrativos (financeiro, compras, etc)
02 sócios
04entregadores (moto boys)
01 segurança
02 manobristas
Capacidade de 300 lugares, divididos entre dois pavimentos com acesso do térreo ao primeiro andar, por uma pequena escada.Instalações: 01 forno a lenha, 01 fogão industrial e 02 fogões menores, freezers, geladeiras, espaço para eventos, espaço kids (playground com piscina de bolinha, mini escorregador, jogos eletrônicos, pequenos brinquedos), estacionamento com manobrista.
3. IMPLEMENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
Antes da abertura deste empreendimento, o empreendedor deve ter atenção específica a algumas normas necessárias relacionadas à saúde e segurança no trabalho, especialmente as Normas Regulamentadoras da Portaria n° 3.214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Há a necessidade da implantação de programas que busquem o gerenciamento mais amplo dos fatores de riscos ocupacionais.
A responsabilidade pela implantação destes programas é exclusiva do empregador, que deve custeá-lo integralmente, sem nenhum ônus para o empregado, sendo estes programas regulamentados pela legislação:
3.1 PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
CONCEITO:
O PCMSO é um programa médico, elaborado por médico do trabalho, e é parte integrante do conjunto mais amplo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com as exigências das demais normas regulamentadoras, considerando as questões incidentes sobre o homem, com ênfase no instrumental clínico-epidemiológico, na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho e deverá ter
...