ASSOCIAÇÃO MORADORES X GRAVADORA - DESAFIO PROFISSIONAL
Por: ccsantos • 26/5/2015 • Artigo • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho terá o desenvolvimento em negociação entre associação de um bairro e gravadora de nome conceituado que estará alocando sua nova unidade em um bairro de classe média.
Levando em consideração a matéria desenvolvida em aula apresentar dois planos de negociação a associação do bairro em defesa a gravadora.
Colocar pontos positivos da instalação da gravadora no bairro e montar um plano para ajudar o bem estar dos moradores como também a maior comodidade dos funcionários da gravadora.
Será citado os conflitos internos e externos dois ambientes citados prevalecendo uma melhor negociação das partes envolvidas.
1. PERFIL - PASSO 1
1.1 Perfil do Oponente: Associação dos Moradores
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
1.2 Perfil do Negociador: Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2. ANÁLISE SEGUNDO MODELO JUNG – PASSO 2
2.1 Associação dos Moradores
Analisando ambos os perfis acredito que a parte do Sr. Carlos Henrique irá agir com mais dureza para tentar defender o ponto da população do bairro, isso com certeza gera uma grande pressão vindo dos moradores, e pode ser um grande impacto na negociação. Portanto sua tática será de ataque, agir de forma de ameaça bloqueando a instalação da nova gravadora do bairro, isso mostra pelo fato da restrição e protesto da população junto a prefeitura contra o novo empreendimento no bairro. Segundo o modelo de Jung, os moradores do bairro, representados pelo senhor Carlos Henrique, adotam um modelo restritivo, onde pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração as necessidades da gravadora, ou mesmo seu modelo de tratamento com o bairro onde estão planejando trazer um cede.
2.2 Gravadora
Sr. Jorge terá que agir com maior cautela sempre mostrando os pontos positivos e as modificações que irá beneficiar a população com a chegada da gravadora, com isso terá que ser questionador buscar cooperação e agir para buscar um acordo em para o bem de ambas as partes. A grande questão será rebater as restrições dos moradores com novas mudanças desde da infraestrutura do bairro como também no aspecto econômico, gerando aumento de comercio e maior atenção da prefeitura quanto ao bairro. Pelo modelo padrão de Jung, o negociador da gravadora tem um perfil confrontador, onde apesar de ter um ponto contrário, sendo favorável a criação da montadora do bairro, é amistoso e colaborativo, explanando os prós do projeto e confiando na mudança de postura dos moradores do bairro
2.3 Modelo dos negociadores segundo Jung
Perfil Estilo Característica Táticas usadas na negociação
Associação de Moradores Restrito Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses Coerção, medo e ameaça.
Gravadora Confrontador Cooperativo e questionador.
Busca a equidade e o
acordo global de acordo
com as circunstâncias dadas
3. PONTOS A SEREM NEGOCIADOS – PASSO 3
3.1 Análises da situação
Analisando a situação da Gravadora, a mesma insiste em instalar sua empresa no local previsto, levando em consideração os estudos realizados que mostram a localidade com os padrões requisitados.
Na proposta da empresa contém os melhores argumentos possíveis para manter uma relação amigável com os moradores do bairro, e assim adquirir uma confiança mantendo sempre um relacionamento simpático com todos acalmando e prevenindo as irritações, chegando a um consenso entre ambas as partes. Para isso quer evidenciou na proposta a infraestrutura da localidade assim como melhorando os padrões exigidos de segurança, respeitando e dando comodidade aos moradores.
3.2 Planejamentos
3.2.1 Trânsito
Ao trânsito a Gravadora estará investindo em sinalizações, faróis e policiamento. Negociará com a Prefeitura a possibilidade de uma obra de retorno junto a rodovia, facilitando a infraestrutura no transito dos moradores, pensando também no aumento de
...