ATIVIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA – CONECTA
Por: larissaehguei • 16/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 957 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Instituto Federal de Brasília/Campus Gama
Curso Superior Tecnológico em Logística
Disciplina: Metodologia II
Aluno: Oriel Gimenez Porto Leite
ATIVIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA – CONECTA
Brasília, 09 de setembro de 2019
Apresentação
A Semana de Produção Científica é um evento promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília. A nona edição da Semana de Produção Científica (SP9) ocorreu no período de 27 a 30 de agosto de 2019, durante as atividades do Conecta IF, realizadas no campus Brasília do IFB.
A SP9 reuniu estudantes e pesquisadores do todo País e foi um momento para apresentar e discutir resultados de pesquisas das mais variadas áreas do conhecimento.
Relato da experiência
Banner 1 – Aprender Química Fazendo Sabonete
- Forma
Trata-se de um projeto experimental onde foi utilizado um questionário sobre química antes e após a aplicação do experimento a fim de observar se foi o mesmo foi efetivo com seus objetivos.
- Conteúdo
O Banner apresenta a introdução falando sobre as barreiras e a dificuldade de ensinar química e o objetivo do projeto, de aliar experiencia na prática para uma significativa aprendizagem em química.
Materiais e métodos utilizados, primeiro uma revisão bibliográfica > questionário > teoria > prática > questionário.
Após é apresentado resultados e discussões, os resultados dos questionários são apresentados em forma de gráfico tipo ‘pizza’, onde a pergunta é mesma em ambos os questionários de antes e após a aplicação “Qual a diferença entre sabão e sabonete?”, onde foi observado um maior acerto na reposta no segundo questionário, aplicado após a experiência prática.
O Banner é finalizado com as referências bibliográficas e agradecimentos.
- Apresentação
A apresentação dos pesquisadores foi clara e objetiva, explicando todos os tópicos do banner e abrindo para dúvidas e perguntas ao final, são estudantes de química do Campus Gama, onde foi realizado todo o projeto.
[pic 1]
Figura 1 - Aluno Oriel Gimenez ao lado do banner de projeto de pesquisa ''Aprender química fazendo sabonete"
Banner 2 – Aventuras de RPG com a Teoria do Flogístico
- Forma
Trata-se também de um projeto experimental e uma gamificação de RPG com química, seguindo a metodologia científica.
- Conteúdo
O Banner é organizado em introdução, explicação, metodologia, referencias e agredecimentos, mas de uma forma bem dinâmica, composto por espécies de mapas mentais, tópicos e palavras soltas.
O projeto é criar um jogo, baseado em RPG com o objetivo de ajudar alunos com dificuldade em estequiometria, e projeto ainda será aplicado em uma turma teste a fim de observar os resultados, que ainda não foram apresentados até o momento da exposição.
- Apresentação
Foi possível perceber a dedicação do pesquisador pelo seu projeto, explicando tudo detalhadamente cada parte do processo de desenvolvimento, respondendo todas as duvidas ao final e inclusive tinha o jogo em mãos que convidou para jogar uma partida.
[pic 2]
Figura 2- Banner do projeto de pesquisa “Aventuras de RPG com a Teoria do Flogístico”
Banner 3 – Portal de informações sobre a imigração venezuelana
- Forma
O projeto objetivou catalogar e classificar informações sobre a imigração venezuelana unidas em um portal online, em um website.
- Conteúdo
O banner foi todo estruturando em tópicos com bastante texto, com introdução, matérias e métodos, resultados e discussão, conclusão, referências e agradecimentos. Em cada tópico contendo um resumo explicativo.
- Apresentação
A pesquisadora buscou contextualizar a situação política sobre a imigração e a importância de um portal com todas essas informações, onde as pessoas poderiam encontrar de forma facilitadas informações sobre o que está acontecendo.
...