ATPS CO Etapas 1 E 2
Artigos Científicos: ATPS CO Etapas 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ipaulovictor • 10/5/2014 • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 464 Visualizações
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NITERÓI
2014
CLAUDIA DE SOUZA MUNIZ – RA 8212883944
LATOYA BRENA MONTEIRO GOMES – RA 8429163423
LUCIANE MARTINS DE MORAES – RA 9902015630
PAULO VICTOR BATISTA PONTES – RA 8403980688
RENAN SANTOS CORRÊA – RA 8429131022
SHEILA DA SILVA COSTA – RA 9902010757
SILVIA AUGUSTA CORRÊA DA SILVA – RA 9902009664
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas,
apresentado ao curso de Comportamento
Organizacional da Anhanguera Educacional
em Administração.
Orientador: Claudio Burlas
NITERÓI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 04
2.1 Comportamentos Individuais e relatório ................................................................. 04
2.2 Motivação e relatório .......................................................................................... 06
CONCLUSÃO .......................................................................................................... 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................ 09
1 INTRODUÇÃO
Uma pequena empresa no ramo de pet shop, seus proprietários são dois irmãos: João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão.
João é formado em Tecnologia em Gestão Comercial e Alba sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza e ambos são apaixonados por animais.
Depois que João se formou, decidiram pegar um empréstimo no banco e abrir um pet shop. Alba é responsável pela parte de banho e tosa enquanto João cuida de toda parte administrativa. O quadro de funcionários da pet shop conta ainda com Rui, gerente e mais cinco funcionários.
2. DESENVOLVIMENTO
O objetivo é desenvolver nossas competências e habilidades através do desenvolvimento fictício de um dossiê pedido pela empresa Pet Glamour, onde representamos uma empresa de recursos humanos que irá realizar uma avaliação do perfil dos funcionários dessa organização.
Tabela de Comportamentos Individuais
Traços da personalidade Implicação negativa
João Consciência – reservado, analítico, concentrado e reflexiva. Sua introversão impede a sua comunicação com o grupo, dessa forma, acaba se sobrecarregando com as questões burocráticas da empresa. Gerando assim conflitos com a sócia.
Alba Extroversão – expressiva, fala depois pensa, desorganizada e gregária. Extroversão e seu egocentrismo é a causa dos principais conflitos dentro da empresa.
Rui Consciência – prático, detalhista, organizado, pensa então fala, flexível . Mesmo com o seu sentido sensorial, sua incapacidade de gerir pessoas, tem feito perder o controle da gerência.
Eder Abertura à experiência – prático, abstrato, detalhista e dedicado. Sua autoconfiança e seu e sua extroversão excessiva atrapalha o trabalho em equipe e impede a sua observação sistêmica.
Anita / Lea Agradabilidade – faz lista e perde, práticas, circunstâncias e harmonia. Seu perfil intuitivo e a sua desmotivação tem gerado conflitos dificultando suas atividades na empresa.
Elaine / Leila Estabilidade emocional – cabeça nas nuvens, desorientadas em relação ao tempo, práticas e expressivas. A mistura de sentimentos e a ausência de comprometimento faz com que se tenha uma visão negativa diante dos demais.
Diante das informações adquiridas através do Dossiê da pet Glamour, percebemos o desejo de realização de um sonho, de ter um negócio próprio unido a paixão pelos animais de João e sua irmã e sócia Alba, porém ambas as colocações não foram suficientes para que o sonho realizado houvesse eficiência.
Apesar de João ser formado em Tecnologia de Gestão Comercial, ele não conseguiu solucionar os problemas observados com a competência necessária para que seu empreendimento alcançasse êxito no processo sistêmico, no negócio como um todo, tendo em vista aqueda do faturamento de 4% da empresa.
Alba, por sua vez, não tem assumido suas responsabilidades com eficácia, pois aquilo que se propôs na organização operacional do pet shop, não tem realizado de maneira a solucionar os problemas corriqueiros, surtindo assim reflexos negativos na organização da empresa.
Rui, o gerente da loja não consegue se impor dentro do cargo que lhe foi designado. Não tem liderança alguma sob os demais funcionários, com isso passam por cima de suas ordens. Ainda tem a contribuição negativa de Alba, que tira sua autoridade permitindo que Anita e Léa, responsáveis pelo setor de banho e tosa, utilizem os produtos sem nenhum aviso ou registro. Sem contar os atrasos e atestados médicos
...