ATPS Empreendedorismo
Exames: ATPS Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magrichagas • 12/2/2014 • 1.593 Palavras (7 Páginas) • 276 Visualizações
Sumário
ETAPA 01 2
Conceito de Negociação Usado. 2
Resumo das questões. 2
ETAPA 2 2
Características da Boa Negociação 2
Negociação Escolhida: Compra de Carro Usado. 2
ETAPA 01
Conceito de Negociação Usado.
Tipo Perde/Ganha, Metodologia (Proteção, poder, caráter, recompensa, punição).
Nesta negociação eu obtive informações sobre os resultados já obtidos e suas possíveis perdas, tentei fornecer estímulos para que ela obtivesse êxito e coloquei os pontos negativos quanto a sua possível perca do ano letivo. Usei meu poder para impor resultados positivos e criar em sua mente uma possível punição. Levantei a questão da recompensa futura e a longo prazo seus ganhos quanto ao seu futuro pessoal e profissional. Usei exemplos pessoais em que obtive sucesso e em que acabei perdendo. Mencionei isso, pois achei importante usar fatos reais da minha historia, para que sirva de exemplo afim de não ser cometidos por ela, e por final o lado mãe e protetor para manter o foco e o orgulho quanto ao seu futuro. Por fim fiz com que ela refletisse sobre seus atos. Foi um “perde/ganha” porque ela passou de ano, ganhou seu presente de Natal e hoje cursa o 7° ano do ensino fundamental, ou seja, ganhos pra ela e percas pra mim, pois perdi o benefício que tinha na escola dela de bolsa integral e hoje pago 50%, pois quem é bolsista não pode ter notas abaixo de 6.
Conceito de negociação usado
Tipo Perde/Ganha.
Foi de emoção, porque foi uma negociação com minha mãe uma pessoa muito ligada a mim. Esse conceito de negociação pode ser racional ou controladora, ou negativa se não for usada com controle, minha negociação foi com um pouco de raciocínio e controlada, porque usou argumentos que me ajudaram, como: tirar boas notas.Esse conceito pode ser mal usado, pois ele envolve um pouco de todos os conceitos e se ele não for bem controlado a pessoa pode tentar manipular a outra parte para conseguir chegar aos seus interesses.A emoção racional e controlada, e é bem melhor, porque usamos a ética para tentar chegar a um acordo, aonde cada parte saia ganhando.
Conceito de negociação usado
Tipo Ganha/Ganha.
Muitas das vezes em um conflito é necessário a atuação de uma terceira parte onde a complexidade da negociação as partes tende a manter suas posições e interesses, situação da qual é necessária a presença de uma terceira parte, com o intuito de neutralizar as posições e interesses unilaterais, contribuído para um acordo de certa forma integrada e holística, chegando-se a uma negociação tipo ganha – ganha.
O envolvimento de uma terceira parte, só terá êxito em um acordo satisfatório se este souber administrar o poder, a informação, o tempo planejado pelos os oponentes no processo de negociação.Em fim em uma negociação o envolvimento de uma terceira parte é bem vinda para que a negociação seja duradoura.
Resumo das questões.
1 - A ultima negociação que tive foi com a minha filha. Aproximadamente no mês de agosto de 2012 descobri que ela estava quase sendo reprovada. Ela estuda em uma boa escola e eles me informaram por e-mail. Conversei seriamente com ela e falei que se ela repetisse o ano, ela iria morar com o pai. (Obviamente eu não queria isso). Mais tive que ser dura o bastante para fazer ela se empenhar aos estudos. Obtive êxito na questão, porém perdi, pois ela possuía bolsa integral em uma escola Adventista e hoje tem apenas 50%. Negociar com membros próximos da família é mais difícil. Pois agimos com a emoção e não com a razão. Obter êxito nos negócios indefere da intimidade. Costumo agir sempre da mesma forma, independentemente da proximidade. Quando é algo do meu interesse, minha atitude é sempre a mesma e procuro o momento certo de atacar. Procuro o momento oportuno, seja em um almoço informal ou até mesmo no cafezinho matinal. Nem sempre eu ganho em uma negociação. Apesar de nunca entrar em um negocio com a intenção de perder, eu sempre acabo abrindo mão de alguma coisa em prol da família. Hoje acontece com menos frequência, pois sou a chefe da minha família. Tenho um gênio muito forte e quase sempre quando algum membro da família tenta negociar comigo e é algo que não aceito já falo logo o meu ponto de vista e não aceito de cara, porém, acredito que seja um erro, pois devemos pensar antes de responder, pois acabamos deixando passar varias oportunidades, que talvez fossem boas em longo prazo.
Tive uma negociação com minha mãe, para que ela fizesse uma festa para mim de 18 anos, disse que merecia, pois tirava boas notas e que ela já havia prometido a festa para mim. Obteve sucesso ganhei minha festa. Considero ser mais fácilnegociar com membros da família, pois você conhece bem e sabe que argumentos você pode usar que possa dar certo. Porémprejudica, pois a pessoa sabe seus pontos fracos e pode usar contra você, sem pensar na ética. Minha atitude seria diferente, porque teria que estudar a pessoa para saber que argumentos usar na negociação, não seria igual, pois eu manteria minha ética. Como só negociei com minha mãe acho que os ambos os lados ganham, porque os dois lados sempre ficam satisfeitos, com o resultado da negociação.Esta faltando em mim um pouco mais de argumentos e atitude.
Uma negociação vivida por mim foi quando um grupo de pessoas apoiava uma candidatura de minha esposa ao Conselho Tutelar na cidade de São Paulo.Um dos apoiadores quis na última hora à véspera da eleição colocar um veiculo (perua Kombi) de propriedade de seu cunhado, que no caso deveria levar os eleitores ate os pontos de votação; só que este veículo não tinha a mínima condição para tal função, e este por ser de seu cunhado o mesmo insistia neste intento. Para solucionar o conflito foi necessário à atuação de uma terceira pessoa, um amigo em comum, para persuadi-lo, que os eleitores não embarcariam e tal veiculo, dada às condições do mesmo; portanto nosso objetivo de eleger nossa candidata não seria alcançada, pondo a perder todo o trabalho já feito – desta forma o mesmo concordou que se coloca-se outro veiculo, e que seu cunhado coordenaria o trabalho deste veiculo. É um
...