ATPS - Empreendedorismo
Artigo: ATPS - Empreendedorismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitoroger • 5/10/2014 • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 354 Visualizações
ATPS – Teoria da Contabilidade
ATPS - Relatório Parcial II
ETAPAS III e IV
Profª. André Romeu
ADRIANO PETIZ RODRIGUES – 6451308330
CHARLES GOCKS HELING – 6814016978
LEONARDO BASTOS MARTINS – 6814002458
MÁRCIO ALVES FARIAS – 6820464110
SANDRO FABRÍCIO VIEIRA ALVES – 6814002516
VÍTOR ROGER WACHHOLZ BARBOZA – 7060005817
YAGO GONÇALVES LOPES - 6503277912
Pelotas – RS
2º Semestre – 2013
ETAPA III
ANÁLISE DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO
Para a realização da proposta foram analisados os relatórios contábeis do exercício consolidados até 31 de dezembro de 2012, das seguintes empresas:
- JOSAPAR S/A;
- ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.;
- Grupo Gerdau S/A.
Por tratar-se de material extenso e que geraria um volume grande de material, imprimimos em anexo as páginas onde constam os Balanços Patrimoniais de cada empresa e assinalamos alguns valores que chamam a atenção pelo montante acumulados, principalmente relacionados aos investimentos, pois tratam-se de receitas das empresas provenientes além do sua constituição e finalidade.
Tal demonstrativo é relevante quando observamos uma empresa constituída na forma de capital aberto (Sociedade Anônima) e para qual é atribuída uma condição de rentabilidade diferenciada, até mesmo, pelo simples fato de estar constantemente influenciada pelo mercado de ações.
A JOSAPAR S/A (Joaquim Oliveira S.A Participações) obteve no último exercício, comparado ao exercício anterior de 2011, um crescimento acentuado do total de venda bruto, o que demonstrou uma saúde financeira equilibrada e uma projeção de crescimento.
O ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A., apresentou um balanço referente ao exercício contábil finalizado em 30/09/2013 e por tratar-se de uma empresa que exerce atividade financeira demonstra um relatório extenso, com uma pluralidade acentuada de ativos circulantes, e demonstra, ainda, um equilíbrio financeiro comparado ao exercício anterior de 2011 com expectativas de crescimento futuro.
Para o Grupo GERDAU o que chama a atenção também é a análise do percentual de 20% de endividamento, relacionados aos empréstimos, parcelamentos e debêntures, e que no exercício de 2012 cresceu mais 14% em decorrência da diminuição do fluxo de caixa no exercício, o que demonstra uma situação contábil fragilizada e que coloca em risco a sustentabilidade financeira da empresa, diante, dos compromissos que a mesma demonstra, principalmente aos impostos gerados e a obrigações trabalhistas que mantém. Poderíamos alertar desta forma que o Grupo Gerdau poderá para os próximos exercícios sofrer com ações que visarão o seu equilíbrio financeiro, podendo até realizar demissões de funcionários.
ETAPA IV
SOCIEDADES
Passo 1
Sociedade Anônima (abreviada como SA ou S/A) é uma companhia que possui seu capital dividido em ações (títulos dos acionistas, que tem a liberdade de negocia-las).
As SA podem ser abertas ou fechadas:
SA de capital aberto – permitem negociar suas ações na bolsa de valores.
SA de capital fechado – não negociam suas ações na bolsa de valores.
Esse mercado é uma boa alternativa de investimento para quem não tem dinheiro suficiente para criar uma empresa.
As “SA" são de extrema importância no cenário corporativo brasileiro, primeiramente porque concentram empresas com capital muito elevado que movimentam muito dinheiro e mexem com a economia do país. Suas ações se movimentam a todo momento na bolsa de valores e atraem investidores do mundo inteiro.
Em contra partida as SA no Brasil tem pouco estímulo, além de terem dificuldade com a burocracia do país que é muito grande. O Estado deve dar condições favoráveis para os investidores estrangeiros investirem no Brasil, e incentivar e dar privilégios aos investidores nacionais para que surjam mais SA.
As SA por serem grandes organizações que movimentam bastante dinheiro, viabilizam no mundo a existência de grandes empresas que ajudam e tornam a vida de todos nós muito melhores com os serviços que elas oferecem. Porque antigamente as empresas dependiam muito do governo que era obrigado a arrecadar dinheiro em forma de mais impostos.
Passo 2
Tipos de Empresas - Forma
Formas de Constituição Jurídica Comentário
Cooperativa Os termos para constituição de cooperativas são regulamentadas pela Lei n o 5.764, de 1971. São corporações formadas por pessoas físicas, com forma jurídica própria, não estão sujeitas à falência, e tem finalidades definidas para prestar serviços aos associados se diferenciando assim das demais sociedades.
Associação Associação é uma organização resultante da reunião legal entre várias pessoas, com ou sem personalidade jurídica, caracteriza-se por ser sem fins lucrativos.
A expressão associativismo designa, por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembléia geral, direção, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.
Estão íncluidas nesta modalidade os Clubes Sociais, Agremiações desportivas, Igrejas, etc.
Fundação Fundação caracteriza-se pela "atribuição de personalidade jurídica a administração
...