ATPS MATEMÁTICA FINANCEIRA
Seminário: ATPS MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: reginnemoraes • 23/6/2014 • Seminário • 447 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Etapa 1
Passo 1 (Equipe)
1. Ler, no Livro-Texto da disciplina (PLT 199, referenciado ao final desta ATPS):
Capítulo 2 – “Fundamentos da matemática financeira”.
Item 2.3 – “Noções de juros simples (lineares)”.
Item 2.4 – “Noções de juros compostos (exponenciais)”.
Fundamentos da Matemática Financeira
Têm por função estudar as varias formas da evolução do valor do dinheiro no tempo, através dela podemos obter resultados que nos permite definir melhor aplicações.
Os termos básicos utilizados são:
Capital: é o valor monetário disponível no momento, pode ser classificado como valor presente representado por PV.
Taxa de juros: é o percentual aplicado sobre a quantia devida representada por i.
Período: é o período de aplicação representado por n.
Montante: é o valor do capital mais os juros resultantes da aplicação, pode ser classificado como valor futuro representado por FV.
Capitalização simples
Capitalização Simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. A taxa varia linearmente em função do tempo.
Fórmula Capitalização Simples FV=PV (1+ i.n)
Capitalização Composta
Capitalização Composta é aquela que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. A taxa varia exponencialmente em função do tempo.
Fórmula Capitalização Composta FV = PV. (1 + i )^n
2. Conceituar Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV). Chamamos de VP o valor presente, que significa o valor que eu tenho na data 0 (zero) e VF é o valor futuro, que será igual ao valor que terei no final do fluxo, após juros, entradas e saídas.
Na fórmula M = P. (1 + i)n, o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV ) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV).
Passo 2
Desenvolva o exercício a seguir utilizando as fórmulas do regime de capitalização simples e composto, apresentadas na teoria do capítulo do livro indicado no Passo 1.
Passo 3
Destaque e justifique com base na teoria assimilada no passo um, o porquê das diferenças entre valores das parcelas de juros e do valor futuro encontradas nos dois regimes de capitalização.
Com base na teoria assimilada no Passo 1 foi observado:
Diferença entre juros simples e juros composto, visto que a capitalização simples acontece de forma linear enquanto a capitalização composta é exponencial.
A partir do Valor Presente (PV), o valor final em um instante (n) qualquer é maior nos juros compostos (desde que n seja um número inteiro e maior que 1).
...