TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Matemática Financeira

Tese: ATPS Matemática Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1

Podemos notar que no regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base do cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV), enquanto na modalidade de desconto bancário a base de cálculo é sempre o valor nominal do título (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, sendo indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do nosso país, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples.

Já no regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”; logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, portanto, que em regime de capitalização composta se utilize a chamada “taxa equivalente”, devendo sempre a taxa estar expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” (número de períodos) represente sempre o número de períodos de capitalização.

A calculadora HP12C é muito útil e ágil na resolução de problemas matemáticos, e até financeiros. Com ela, é possível calcular, por exemplo, quanto de juros o banco cobrará se pegarmos um empréstimo de X reais a n meses, bastando colocar apenas as variáveis necessárias.

Por mais que já esteja no mercado há anos e existam novas tecnologias em máquinas que fazem cálculos mais potentes, a HP12C ainda está no gosto popular, devido à grande qualidade e funções que a mesma possui.

Outra função interessante é a tecla STO e RCL, que juntas podem salvar na memória da calculadora qualquer número, podendo salvar até 20 registros, e usá-los em uma nova operação. Por exemplo, suponha que queira salvar o numero “50”, basta digitar 50, apertar a tecla STO, apertar o 1 (memória), e pronto. Agora para usar em uma operação qualquer, deve-se apertar RCL e o número da memória que o mesmo está armazenado, no caso 1.

Estas são apenas algumas, dentre varias outras funções que a HP12C possui. Ela consegue satisfazer as necessidades tanto dos estudantes como até de um administrador financeiro em seu cotidiano.

Referência

PLT Matemática Financeira. GIMENEZ, Cristiano. Editora Person.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com