ATPS - Pet Glamour - Resumo Final
Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Pet Glamour - Resumo Final. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llleticiaaa • 15/9/2013 • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 722 Visualizações
– INTRODUÇÃO
A Pet Glamour é uma pet shop que é administrada por dois irmãos, Alba Lorenzão e João Maria Lorenzão, eles tem problemas de relacionamentos principalmente por terem personalidades diferentes.
Os sócios se desentendem devido a queda de faturamento da empresa, onde um joga para o outro a responsabilidade disso.
Na empresa trabalham também Rui Leme que é o gerente e tem problemas de liderança e autoridade com a equipe de banho e tosa, pois não há critérios na utilização dos recursos da empresa, e a equipe de vendas, o problema é a falta de comprometimento.
Neste trabalho será visto o cenário atual e o cenário ideal da empresa, com os comportamentos individuais e grupais bem como a eficiência, eficácia e efetividade.
Serão propostas melhorias e soluções para estes problemas.
- CENÁRIO ATUAL
Comportamentos individuais e grupais:
Alba Lorenzão
Com relação a personalidade e comportamento Alba é uma mulher de personalidade forte, porém, não aceita os próprios erros, não percebe que não é só o seu irmão que está sendo displicente na administração do Pet, acaba sendo egoísta pois se importa apenas com os seus interesses e acaba agindo mais pela emoção do que pela razão.
Já o impacto do stress não afeta tanto o seu comportamento, pois fica irritada ocasionalmente, geralmente com uma boa justificativa, seu desentendimento é sempre com o seu irmão e sócio João pois não há um acordo entre eles.
João Maria Lorenzão
Seu grande problema é a desmotivação o que faz com que ele fique disperso com a administração do Pet e é onde os problemas de relacionamento com sua irmã e sócia começam.
O nível de stress de João está muito alto, pois ele se sente sobrecarregado por sua irmã, com isso ele fica agressivo, com raiva e por qualquer motivo se desentende com Alba.
Rui Leme
Rui não é uma pessoa muito organizada em relação aos compromissos do Pet, acaba se perdendo em relação aos funcionários perdendo o controle sobre eles desde controle de estoque.
Seu nível de stress é alto, porém, ainda sob controle, ele aparentemente é tranquilo mas pode a qualquer momento ter uma mudança de humor com tudo o que vem acontecendo no Pet, pois ele não é respeitado pelos funcionários, não é consultado em nada, os donos tiram sua autoridade, causando insegurança e desconfiança.
Equipe de banho e tosa
O principal problema de comportamento da equipe de banho e tosa é a o fato que não seguirem regras e desrespeito com o gerente pois não seguem a hierarquia da empresa, fazem o que querem e dizem que se reportam a Alba quando deveriam se reportar a Rui antes, pois ele é o gerente. Existe também problema de relacionamento entre eles, pois Eder que é do banho se sente superior as meninas da tosa causando conflitos entre eles.
Equipe de vendas
Este grupo é muito problemático pois Leila e Elaine não tem responsabilidade nem comprometimento com a empresa, não entendem que o Pet depende das vendas e se elas não estiverem lá haverá muito prejuízo, elas chegam atrasadas, ou simplesmente não vão trabalhar, não há controle algum sobre este grupo.
Eficiência, Eficácia e Efetividade:
Em termos de Eficiência o Pet Glamour deixa muito a desejar, pois a eficiência está ligada a boa utilização dos recursos, redução de custos, diminuição dos tempos nas operações e maior produtividade, para que se alcance um objetivo, o que já sabemos que não acontece.
A utilização dos recursos é feita de maneira totalmente desregrada, não possibilitando o controle pelo gerente, causando aumento de custos, pois é preciso comprar mais produtos, muitas vezes mais do que o necessário ou até pode faltar produto fazendo com que tenha demora para o banho dos cães e gatos, isso diminui a produtividade consideravelmente.
Quando falamos em Eficácia, estamos falando basicamente em buscas sistemáticas de resultados, ou seja, a satisfação dos clientes. É notório que não há preocupação com os clientes, há muitos problemas internos que tiram a atenção do que acontece fora da empresa, a satisfação do cliente deveria ser a preocupação numero 1 de todos os membros da organização, mas isso não acontece, todos estão mais preocupados com seus próprios interesses deixando de lado o real objetivo a que eles foram propostos, que é a obtenção de resultados.
A diferença entre eficiência e eficácia é que ser eficiente é fazer certo as coisas e ser eficaz é fazer as coisas certas. Nada disso acontece no Pet Glamour, por isso vemos porque as coisas estão do jeito que estão, percebemos que tudo está errado nesta empresa.
A Efetividade está ligada a ética e responsabilidade pública, a ética também diz respeito ao caráter, respeito às pessoas. O Pet Glamour não é uma organização efetiva, porque para isso é necessário ser eficiente e ter eficácia. Quanto a ética, podemos ver que em toda a organização não existe, pois não há respeito à hierarquia, nem respeito entre os membros do grupo.
- CENÁRIO IDEAL
Comportamentos ideais:
Alba Lorenzão
O ideal seria ela tentar entrar em um acordo com o irmão para não ter tantos conflitos com ele, também fazer um curso ou se informar mais sobre o funcionamento de pets shop para entender melhor como deve ser o funcionamento.
João Maria Lorenzão
Ele deveria dividir melhor as tarefas com a sua irmã, ou então contratar uma empresa de assessoria para que ele não fique tão sobrecarregado e estressado, se ele estiver bem vai conseguir conduzir bem melhor a administração do pet, fazendo com que o lucro volte a crescer que é o seu objetivo.
Rui Leme
Ele precisa se organizar melhor e isso será refletido na equipe, precisa exercer melhor sua liderança cobrando da equipe comprometimento e respeito às regras e procedimento. Deve também mostrar aos donos que não é certo eles
...