ATPS Recursos Humanos
Por: jruys • 25/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.673 Palavras (11 Páginas) • 315 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) – ETAPA 1
INTRODUÇÃO
Nestas etapas 1 e 2 desta ATPS (Atividade Prática Supervisionada) vamos falar sobre o filme Tempos Modernos e fazer um comparativo com a Moderna Gestão de Pessoas abordando as principais mudanças desde antiguidade até hoje no processo de gerir pessoas. Também vamos falar sobre recrutamento e seleção de pessoas dentro de uma organização.
RELATÓRIO TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Tempos Modernos, focaliza a vida urbana nos anos 30, logo após a crise de 1929, onde a depressão atingiu a sociedade norte-americana, levando grande parte ao desemprego. O filme mostra centralmente um operário, interpretado por Charles Chaplin, que é caracterizado com base no sistema de linha de montagem, onde também podemos enxergar a teoria de Taylor em relação a produção em escala.
Podemos ver também, o operário sendo submetido a linha de produção rotineira, onde não havia qualidade de vida, alterações físicas e psicológicas, e nem a importância ao risco no processo. Fazendo uma comparação com os dias atuais, podemos dizer , que naquele tempo o operário era tratado como recurso da industria , como sendo parte do processo de produção.
Desde que o mundo foi criado, sempre existiu quem criasse algo diferente e gerasse mudanças. E podemos notar que ali mesmo na década de 30, o processo onde a maquina a vapor executava um serviço, onde muitas pessoas o realizavam. Os equipamentos, e as maquinas, é lógico, passaram por diversas adaptações e inovações, e o ramo industrial busca sempre melhorias para este recurso.
Atualmente notamos como o conceito de Gestão, pessoas como parceiras da organização, como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, etc. Ou seja, pessoas deixaram de apenas serem recursos, ou trabalharem em linhas de montagens, para serem stakeholders e capital humano da organização.
Com tudo podemos concluir que, a ênfase de Gestão de Pessoas, está em juntar e não em separar, o foco está em processo, e não mais em tarefas. Provocando assim, a substituição da organização funcional, pela organização em redes de equipes voltadas ao processo.
ETAPA 2
PASSO 1 (EQUIPE)
Leitura do texto: Recrutamento e Seleção de Pessoal: o que a Análise do Comportamento tem a dizer?
PASSO 2 (EQUIPE)
A empresa escolhida foi o Banco Bradesco. O Banco é a empresa onde um dos componentes do grupo trabalha atualmente. O Banco atua como sistema de carreira fechada, aonde os funcionários que vão para as agências, já atuam nas centrais telefônicas ou nos departamentos da organização, portanto não há contratação direta nas agências.
PASSO 3 (EQUIPE)
Questionário ao Gestor:
Gestor (a): Maria Cristina Tolini, Gerente administrativa na agência 2514-3, onde o componente do grupo trabalha.
Recrutamento e Seleção:
- Quais são os critérios de recrutamento?
A partir do momento que é identificado a necessidade de um funcionário para atuar na agência, é mandada uma solicitação ao RH do Banco, que fica localizado em Osasco – SP, e essa solicitação é reportada aos chamados Telebancos (Centrais de atendimento telefônico ao cliente), onde os funcionários são contratados como Escriturários e atuam no atendimento ao cliente por telefone a pelo menos 6 meses.
- Como é feito o processo de seleção?
A seleção é feita através das inscrições dos candidatos pelo site do banco, ou até mesmo pela indicação de outros funcionários. Os que se encaixam no perfil são chamados para o primeiro processo, que é composto por uma prova objetiva de Português, Matemática e Conhecimentos gerais. Se o candidato passar nesta prova, será chamado para as outras fases. O processo todo é formado por 4 fases.
- Quais são os critérios de seleção, uma vez que os candidatos foram recrutados?
Existem algumas exigências, os candidatos devem obrigatoriamente estarem matriculados em algum curso superior, terem idade entre 18 e 27 anos e terem pelo menos um curso de informática.
- O que deve ser levado em consideração na escolha do candidato como ponto principal?
Como nesse caso a contratação será diretamente para as centrais de atendimento telefônico, chamadas de Canais Digitais, é de extrema importância que o candidato ter boa comunicação e desenvoltura para lidar com os clientes, além de muito empenho e criatividade.
- Qual são os critérios de avaliação no momento da escolha de um funcionário dos Canais Digitais (Telebanco) para atuação na agência bancária?
O funcionário deve ser proativo, saber lidar com o público, uma vez que o mesmo terá que lidar diariamente com os clientes e os demais funcionários da agência. Deve ter agilidade, pois os clientes precisam de um atendimento qualificado é rápido quando procuram a agência para realizarem suas transações ou resolverem algum problema.
Se o candidato (já funcionário) atender a todos esses requisitos será escolhido para trabalhar na agência, e será promovido de acordo com a função que o mesmo irá exercer. A maioria começa pelo caixa, então são promovidos como tal.
- O funcionário é submetido a alguma avaliação de desempenho ou feedback?
Sim, tanto nos Canais Digitais quanto nas agências os funcionários são submetidos a avaliações, sejam elas feitas através e formulários, ou como geralmente nas agências não há muito tempo hábil para isto, é feita a avaliação critica pelos supervisores, ou pelos gerentes administrativos, e o funcionário é chamado para um feedback.
- Após a avaliação, se encontrado alguma falha por parte do funcionário mesmo depois do feed back aplicado, qual atitude tomada pelo gestor para solucionar o problema?
Há um acompanhamento do funcionário assim que é identificado algum problema, ele recebe um auxilio e feedbacks semanais caso o problema não seja resolvido será estudada a possibilidade da troca de posição do funcionário dentro da organização (isso geralmente acontece quando o funcionário apresenta problemas em apenas uma atividade),
...