ATPS TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO
Dissertações: ATPS TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tania1965 • 28/11/2013 • 6.414 Palavras (26 Páginas) • 368 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Toda a empresa possui um setor que é responsável pela administração do sistema que rege as relações entre seus colaboradores. Este é o setor de Recursos Humanos. Antigamente o chamado Departamento Pessoal era onde se tratava da admissão de novos empregados, seus documentos, seus direito e deveres. Hoje, numa visão muito mais ampla e moderna, as empresas tem interesse em manter os talentos que estão em suas mãos e esse é um desafio para o Gestor de Recursos Humanos, que deve estar atento às capacidades de cada profissional, fazendo-o sentir-se bem no cargo que ocupa e preocupado em executar suas tarefas de maneira a tornar-se o melhor em sua área de atuação. A potencialização do capital humano é hoje, a maior preocupação das empresas que estão focadas no crescimento.
Enquanto no passado, se exigia do empregado apenas experiência e conhecimento em sua área de atuação, ficando a cargo da empresa, cuidar de seus direitos e cobrar seus deveres, as novas organizações estão preocupadas em obter a excelência de seus colaboradores, dando-lhes um ambiente de maior liberdade, reconhecendo seus talentos extraempresa, e estimulando a convivência entre todos. Isso torna o ambiente de trabalho mais humano e promove maior colaboração. Valorizar o capital intelectual é essencial para o êxito de um empreendimento.
Por isso, o gestor de Recursos Humanos deve se preparar para identificar e aproveitar o conhecimento de cada um, capacitar, envolver os colaboradores, preservar a saúde e manter seguro o ambiente de trabalho e ainda, orientar aos demais quanto à legislação trabalhista e previdenciária, tendo cuidado com as possíveis perdas financeiras que a empresa pode sofrer por descuido no cumprimento das Leis, para receber bem os novos colaboradores, já que o primeiro contato sempre é no RH, bem como orientar bem o funcionário demissionário. Se todos esses itens forem cuidados como devem, a organização terá um excelente suporte para exercer suas funções, tendo como retaguarda um setor organizado e preparado para lidar com pessoas de modo único, personalizado, valorizando cada um em suas particularidades.
O papel do gestor de Recursos Humanos atualmente é conseguir fazer com que os seus colaboradores se desenvolvam a nível pessoal, profissional, e ainda exerça sua cidadania. É função do gestor, reconhecer e aproveitar o material humano que se apresenta, gerir, planejar e organizar o ambiente de trabalho, motivando a todos para que, como grupo, alcancem os objetivos traçados, tendo assim uma equipe vencedora e competente.
Ainda é preciso acompanhar o andamento das rotinas, conferir os resultados, projetar novas metas, e ainda remunerar cada um, atento às leis e aos acordos feitos com os funcionários. Lidar com as inevitáveis perdas, com os descontentamentos, com as diferenças e fazer do grupo uma coesa equipe, unida num único propósito.
É preciso usar de muita estratégia para, visualizando o futuro da empresa, saber o rumo a seguir, que tipo de profissional investir e o tipo de motivação a adotar, visando apenas o sucesso do empreendimento a que se dedica.
PLANO DE TRABALHO:
PROCEDIMENTO PARA ADMISSÃO:
Concluindo o processo de recrutamento e seleção do candidato à vaga iniciam-se os procedimentos para a sua contratação. Para admissão de empregados, é necessário que o candidato selecionado apresente determinados documentos que o qualifiquem e forneçam informações ao empregador. Estes documentos possibilitarão ao empregador dar cumprimento às suas obrigações trabalhistas e previdenciárias. A empresa ao admitir um empregado, deverá registrá-lo imediatamente no livro ou ficha e em Carteira Profissional de Trabalho.Para que se processe o registro, o empregado deverá apresentar os seguintes documentos ao Departamento Pessoal:
Para a contratação do empregado são necessários os seguintes documentos:
•Carteira Profissional: é o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Devem constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração) . A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além disso no momento da admissão deve ser a CTPS, atualizada nas férias, data base, rescisão e mais contratual ou quando solicitado pelo empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade.
•Foto 3 x 4 recente;
•Cópia da Cédula de identidade;
•Cópia CPF;
•Cópia título de eleitor;
•Cópia da carteira habilitação;
•Cópia comprovante de residência;
•Cópia do cartão do PIS ou comprovante de inscrição.
Cadastramento no PIS: Para participar do PIS (Programa de Integração Social), é necessário que o empregado esteja devidamente cadastrado. Em caso negativo, a empresa, por ocasião da admissão (1º emprego), deverá proceder ao respectivo cadastramento.
•Cópia do histórico escolar do empregado;
•Cópia certidão de nascimento ou casamento;
•Cópia da carteira de reservista;
•Cópia da certidão de nascimento dos filhos;
•Cópia da carteira de vacinação dos filhos menores de 07 anos;
•Cópia do histórico escolar dos filhos menores de 14 anos, para fins de salário família;
•Emissão dos Documentos para a Formalização do Registro Livro ou Ficha de Registro de Empregado: é o documento que terá todas as informações do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, tais como férias, auxílio doença, entre outras. Sendo que o livro deverá ser registrado na ordem numérica da folha e quando de ficha deverá ser disposta em ordem numérica. Tanto o livro quanto à ficha são registrados
...