ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Por: julianaigarcia • 23/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Curso de Tecnologia em Marketing
JULIANA INOCÊNCIO PEREIRA – RA 4359800823
DANIELA PARANHOS PENTEADO – RA 3815634840
CARLA CAROLINE R. BATISTA – RA 3830702239
ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Campinas – SP
JUNHO / 2012
ATPS – Ética e Relações Humanas no Trabalho
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, turma 1, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, sob orientação do(a) Prof.(ª) Fabio Alexandre Muller.
Campinas– SP
Junho/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ETAPA 2 5
ETAPA 3 6
ETAPA 4 7
DESAFIO MAPA DE CONCEITO 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Hoje a sociedade sabe quais são as atitudes éticas. Sabe a distinção do certo e do errado, do bom e do mal. Porém são poucos os indivíduos que sabem viver a ética, e menores ainda, são os números que sabem definir: o que é ética?!
Neste conteúdo, veremos o significado dessa palavra, o que ela significa no âmbito empresarial.
ETAPA 2
Ética é o conjunto de valores que servem de pilar para a vida do homem na sociedade, atuando como íons na sociedade, para que haja harmonia social. Está diretamente ligada com o senso de justiça, já que é construída de acordo com os valores históricos e morais da sociedade.
Moral é o conjunto de regras e costumes, estabelecidos e aplicados por cada sociedade. A partir disso, seus indivíduos passam a julgar o que é bom ou mal, certo ou errado.
Lei é o ato subseqüente ao não cumprimento das regras e costumes estabelecidos pela sociedade.
Ética é o alicerce da moral, na medida em que não existem valores ou hábitos sociais estabelecidos. Quando esses valores existem, a ética torna se Moral, devido ao julgamento estabelecido por determinada sociedade. Assim a nasce a Lei, que atua como agente reativo ao descumprimento do fator Ético mais Moral de uma sociedade.
“A Ética e a Moral trabalham como mesmo objetivo, nortear a conduta do indivíduo em seu caráter, para uma melhor atuação na sociedade. A lei serve como punição aos atos que vão contra a ética e moral da sociedade.”
ETAPA 3
A ética empresarial é fundamental para o processo de inserção da empresa na sociedade, já que está ligado ao conceito de responsabilidade social nas organizações, atuando no contexto social político e econômico, com o objetivo de desenvolver a comunidade através da responsabilidade social. Para isso se faz necessário a revisão de valores em algumas empresas, como, autoritarismo, paternalismo, individualismo e consumismo.
Hoje as empresas que não só conhecem mais praticam a ética, garante sua continuidade no mercado, pois passam a ser avaliadas com os padrões tangíveis de marca, prestígio e confiabilidade.
As atitudes éticas também são vistas como forma de propaganda
Confiabilidade essa que se resulta em lucro, já que a garantia de um conceito é fundamental para efetivar uma empresa.
ETAPA 4
Responsabilidade social é a forma que se define pela relação ética entre a empresa com todos os públicos que se relaciona. O objetivo de metas que possam beneficiar a sociedade como um todo, exemplo, promovendo ações que estimulem a preservação do meio ambiente, estimular a desigualdade social ou respeitando as adversidades.
Os stakeholders (partes interessadas) ligadas a empresa, são um grupo qualquer dentro ou fora da organização que tem interesse em seu desempenho, porém eles procuram atuar na sociedade qual a empresa está inserida, junto ao seu público interno e externo (clientes atuais e potencias, fornecedores, governo, sociedade), e como conseqüência a empresa tem maior visibilidade e ação frente a opinião pública.
Essa relação busca satisfazer as necessidades e interesses dos envolvidos, assim, asseguram sustentabilidade a longo prazo, por estarem alinhadas com a sociedade, fortalecendo seu desempenho.
...