AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DO RISCO DE NEGÓCIO
Resenha: AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DO RISCO DE NEGÓCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amanda.buna • 5/6/2014 • Resenha • 358 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DOS RISCOS DOS NEGÓCIOS (CAP.5)
Riscos que podem ocorrer na estruturação do empreendimento:
• O empreendedor como principal fator de risco
O empreendedor é a fonte geradora da qual todo o empreendimento será desenvolvido, é o líder, e tem como função principal organizar detalhadamente todo o projeto da empresa iniciante. O empreendedor é o pilar de sustentação, de tal forma que, caso algo ocorra ao empreendedor, é quase certa a falência do empreendimento.
A saúde do empreendedor deve ser posta como um dos fatores principais para a empresa seguir a diante, pois o líder necessita estar bem de saúde para impulsionar os recursos e lucros, assim como o manter a empresa firme no mercado. É importante que o empreendedor tenha um seguro-saúde, com ampla cobertura, para tentar diminuir os riscos.
• A saúde financeira do empreendedor
O empreendimento tem uma relação direta de dependência com o empreendedor, que, por sua vez, depende da sua saúde financeira para dedicar-se ao negocio. Dessa maneira, percebe-se que é de extrema importância que o empreendedor saiba separar bem os recursos que serão necessários para a empresa durante a fase inicial, sem comprometer as suas financiais pessoais. É preciso de tempo e organização para o empreendedor fazer com que o empreendimento deslanche.
• Problemas do o empregador anterior
Um dos grandes problemas que muitos empresários sofrem é com empregador anterior, o qual alega que deu a ideia que deu origem ao empreendimento. E esse risco ainda aumenta à medida que o novo empreendimento vai obtendo sucesso e ameaçando o mercado do empregador anterior. Uma possível solução para isso é a formalização de um contrato de distrato, realizado assim que é feito o desligamento da empresa, por um escritório de advocacia especializado em propriedade intelectual.
• Risco de perda acidental de ativos tangíveis críticos
Os ativos reais são aqueles utilizados pelas empresas para a formação da sua riqueza. Determinados negócios possuem ativos tangíveis de difícil reposição, nessa situação, recomenda-se ao empreendedor que possua esses tipos de ativos, no caso de empresas novas, os sinistros mais comuns que as acometem são incêndios e furtos, e que não se preocupe tanto com os custos, ao instalar a empresa em um local seguro.
...