Administração Empreendedora
Trabalho Universitário: Administração Empreendedora. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: auladiego • 7/4/2014 • 493 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
A teoria geral da Administração que estudamos atualmente é formada por conceitos, que surgiram desde quando os administradores do passado enfrentavam problemas práticos e precisavam de técnicas para resolvê-los, e que vêm-se aprimorando com o passar dos anos por motivos variados.
A partir do Século XX a administração e as organizações estão sofrendo grandes transformações, graças ao avanço tecnológico e a competição comercial, fazendo com que as empresas privadas que operam dentro de um contexto extremamente competitivo, aprimorem continuamente suas atividades e com eficiência: fazendo mais, fazendo o novo, em menos tempo e com isso melhorando a economia do País. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gerem possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
Exemplo de Empreendedor: Henri Ford foi um empreendedor, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi muito criticado pelos que diziam que o mundo jamais deixaria de usar os cavalos como meio de transporte, mas foi no consumismo que ele viu a sua oportunidade, o que o levou certa vez a dizer: “o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele”.
Temos neste caso um exemplo de um Empreendimento que ainda está dando certo, mas infelizmente nem sempre é assim considerando que estudos comprovam que a maior parte das empresas é concebida por pequenos empresários que atuam geralmente de forma empírica, sem conhecimento de gestão de negócios e sem planejamento, o que reflete diretamente no alto índice de mortalidade dessas pequenas empresas logo nos seus primeiros anos de vida.
A ação do Empreendedor consiste em: Criar algo novo mediante a identificação de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer para alcançar os objetivos pretendidos e ousadia para assumir os riscos que deverão ser calculados, transformando algo de difícil definição em uma idéia concreta, que funciona, transformando o que é possível em realidade, vivendo o presente e pensando no futuro.
Vale ressaltar que o papel do Administrador também é de fundamental importância dentro da organização, pois a sociedade necessita de pessoas com espírito de liderança, que possuam uma visão abrangente da situação, que sejam orientados para planejar e controlar, saber analisar e resolver situações problemáticas variadas.
É importante destacar, que tendo em vista a perspectiva futura, se faz necessário para todos nós adquirirmos um pouco das características do empreendedorismo, não só na vida profissional, mas sim no nosso dia-a-dia, pois a sociedade está carente de pessoas inovadoras, flexíveis e criativas. Porém, o ideal é não ficar preso a só um papel, afinal vivemos em um mundo globalizado, no qual quanto mais habilidades se possui melhor as chances de se chegar ao topo.
...