Administração Empresarial
Trabalho acadêmico: Administração Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patirx • 17/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.423 Palavras (6 Páginas) • 219 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades, isto é, quais são as suas estratégias de mercado. Estas servirão de base para a formulação da sua estrutura
Os objetivos de estrutura são principalmente a criação de um senso de identificação das pessoas em relação à organização, dessa maneira busca-se a motivação juntamente com o comprometimento, compartilhamento de objetivos comuns e o aumento de lealdade, além do desenvolvimento do espírito de equipe por meio da integração e da interação das pessoas e o aprimoramento da percepção comum sobre o ambiente externo a fim de facilitar a adaptação de toda a organização.
Neste trabalho, estudaremos uma empresa que atua no mercado há bastante tempo e que prefere ser conhecida apenas como empresa “X”. Localizada na cidade de Arapongas/Pr, cidade considerada o 2° maior Polo Moveleiro do Brasil. E com a rapidez com que o setor vem crescendo, acreditamos que, como futuros administradores, não nos faltará emprego. Assim esperamos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. EMPRESA ENTREVISTADA – HISTÓRICO
A empresa “X” atua no mercado moveleiro a mais de 16 anos. No início atendia a demanda de kits para cozinhas. Posteriormente, voltou sua produção para roupeiros e atualmente fabrica cozinhas e roupeiros atendendo a demanda das classes C/D.
Tal empresa trabalha com produção em série e esta é feita através do beneficiamento de chapas de MDF onde segue um plano de corte estipulado para cada produto. Na sequência, as peças beneficiadas passam no processo de colagem de bordas, furação e pintura para garantir um produto de qualidade. Dentro do processo são feitas duas pré montagens para verificação da qualidade dos itens fabricados, sendo uma antes da pintura e outra antes da embalagem que ocorre após a pintura. A seguir, os produtos vão para o depósito onde aguardam a formação das cargas para serem expedidos.
2.1.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A empresa é formada por um diretor executivo, um diretor financeiro, um gerente financeiro, um gerente de marketing, um gerente comercial, um gerente de RH e um gerente industrial.
2.1.2. PORTE
Seguindo critérios estabelecidos pelo SEBRAE, podemos classificar a empresa “X” como sendo uma empresa de grande porte.
2.1.3. NÍVEIS HIERÁRQUICOS
Dentro dos níveis hierárquicos da empresa, podemos destacar funções estratégicas, táticas e operacionais. Cada departamento representa uma função e o trabalho é realizado de acordo com as operações principais do departamento. As principais características são o alto nível de especialização dos profissionais e ênfase no desempenho e realização dos objetivos. Como vantagem, a empresa conta com profissionais especializados na função e atribuições compatíveis com seu treinamento técnico, portanto, resolução de problemas referentes ao departamento com alta qualidade.
3. PRODUÇÃO – PODC
O gerenciamento segue alguns princípios da administração, os quais podem ser agrupados em quatro funções essenciais conhecidos como PODC: Planejamento, organização e execução, decisão e controle.
O planejamento é feito através do balanceamento da produção com demanda, projetando para horizontes de tempo, sobre recursos produtivos, procurando combinar estes recursos de maneira a, simultaneamente, atender a demanda e reduzir custos. Envolve alocação e a utilização de recursos.
Organização é o processo de combinar os recursos produtivos: pessoal (mão de obra), matérias primas, equipamentos e capital. Os recursos são essenciais à realização das atividades planejadas, mas devem ser organizados coerentemente para um melhor aproveitamento.
Direção acontece quando a empresa transforma planos que estão no papel em atividades concretas, designando tarefas e responsabilidades específicas aos empregados, motivando-os e coordenando seus esforços.
Por fim, o Controle para verificar se o que foi planejado está sendo executado. Se houve desvios (não conformidades), essa etapa fornece subsídios para readequação do planejamento.
Planejamento baseia-se na delimitação antecipada do que deve ser realizado é a identificação da forma como deve ser feito. Por isso, torna-se importante calcular todos os riscos para que não fiquem margens de erro. É, portando, uma das atividades mais importantes da empresa e para que seja bem feito, deve-se analisar aspectos de ordem internas e externas na empresa.
4. FERRAMENTAS PARA GESTÃO
A empresa “X” adota diversas ferramentas para gestão. Destacamos aqui a análise SWOT, uma ferramenta que é indicada para aprofundar o conhecimento do negócio em quatro grandes dimensões. Aqui, o ponto chave é ser absolutamente realista, onde faz os seguintes questionamentos: quais são os pontos fortes da sua empresa? Quais são os pontos fracos do seu negócio? Quais as oportunidades que você teria para aprimorar seu negócio? Existem ameaças graves à continuidade de seu negócio? (entrada de um concorrente poderoso no mercado, a criação de um novo produto que você não tenha acesso ou a descoberta de uma nova tecnologia que não consiga acompanhar)
5. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A empresa “X” se identifica muito com a teoria de contingência, pois dá grande relevância ao meio ambiente e o administrador fica livre para tomar decisões diferentes nas mesmas situações.
A Teoria da Contingência é circunstancial. Ela prega que o administrador deve respeitar as situações encontradas no ambiente e inserir as decisões administrativas de acordo com as circunstâncias. Para a teoria da contingência os atos administrativos têm uma grande relatividade e não existe uma relação direta de causa e efeito. Com esta concepção, o administrador fica livre para tomar decisões diferentes nas mesmas situações, dependendo das circunstâncias.
6. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A
...