Administração Financeira
Ensaios: Administração Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonfw • 2/10/2013 • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
“Atividades Práticas Supervisionadas”
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
“Atividades Práticas Supervisionadas”
Trabalho apresentado como forma de avaliação na disciplina de Análise de Investimentos, no 5º semestre do curso de Administração.
Prof.ª Jorge Luiz.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
“Atividades Práticas Supervisionadas”
Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Taboão da Serra da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do professor Mestre Jorge Luiz.
___________________________________________
Epígrafe
O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira.
Thomas Atkinson
RESUMO
Risco e retorno são bases para o inicio dos investimentos. Com isso poderemos decidir ações que proporcionarão por mais ou menos riscos e posteriormente pelos retornos obtidos.
Palavras chave: início, investimentos, decidir.
ABSTRACT
Risk and return are the basis for the beginning of investments. Thus we may choose actions that will provide for about risks and returns obtained by the later.
Keywords: first, investment decision.
SUMÁRIO
1. Introdução..............................................................................................1
2. Relatório: Risco e Retorno.....................................................................2
3. Conclusão...............................................................................................5
4. Referência bibliográfica..........................................................................6
1. INTRODUÇÃO
O risco e retorno sempre devem ser considerados na tomada de decisão sobre investimentos, O mercado financeiro se apresenta com muitas oportunidades de investimentos, para se alcançar grandes resultados financeiros exigem-se grandes riscos de investimentos. Mas quem decide o grau de risco a correr em um negócio ou não correr o risco, terá, proporcionalmente, esse resultado em seu retorno.
ETAPA 3
Aula-tema: Risco e Retorno
Risco e retorno são diretamente proporcionais. Só haverá um se existir o outro. A observação para projeção de qualquer resultado quando se tem o volume de risco deve se orientar exatamente sobre esse risco.
Risco e retorno se separam ao extremo, mas nunca se dissociam como investimento e resultado. O risco para se projetar algum resultado, tem sempre ao seu par à incerteza; tem as mudanças correntes no mercado econômico. Há a chamada volatilidade no mercado financeiro.
A volatilidade são os movimentos que vão aparecendo no decorrer de um período, influenciando no volume do negócio que se expôs em risco; que se projetou um resultado; é a subida ou descida no mercado financeiro, tendo vários fatores de decisão nesse ambiente de volatilidade, influenciando direto no grau de investimento.
Todo investimento tem o risco em seu entorno, influenciando de muitas maneiras, como: o risco de mercado, que ocorre de modo positivo/negativo no mercado bolsista; o risco político, de o país mudar sua política econômica; o risco de crédito são os pagamentos de empréstimos por empresas ou pessoas; o risco de taxas de juros, o valor do investimento pode ser afetado pela variação da taxa de juro, etc.
O risco e o retorno andam lado a lado envolvendo investimentos. Para quem não quer correr riscos e pensar em algum retorno, como já vimos acima, não há essa possibilidade. O indicador risco quando é zero, obviamente, o outro indicador, o retorno, será zero. Na medida em que cresce o risco, cresce também o retorno. Os fatores, como vistos acima, a volatilidade, o risco de mercado, o risco político, vão interferir na determinação do nível de risco que correrá o investimento. O investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de risco associados a cada tipo de investimento. O ideal é começar o investimento com menor risco.
Saber medir o risco de seus investimentos é fundamental para poder se estimar o quanto você pode perder ou ganhar em um tipo de investimento, tornando seu planejamento financeiro mais eficaz ao conhecer melhor sua tolerância ao risco.
O Risco é medido pela probabilidade de a empresa tornar-se tecnicamente insolvente. O Retorno é medido pelas receitas menos as despesas. Uma das coisas mais importantes que um investidor deve saber é que não existe retorno sem risco, ou seja, quanto < / > o risco de um determinado investimento, < /> será o retorno esperado.
Uma das maneiras mais comuns de mensurar o risco de um ativo é através do desvio padrão de seus retornos. Esta é uma medida de dispersão de resultados em torno de sua média. Uma forma alternativa para o cálculo do retorno, bastante utilizada em finanças é o retorno logarítmico, pois apresenta
...