Administração Financeira
Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kombi0933 • 22/10/2013 • 3.276 Palavras (14 Páginas) • 569 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
FERNANDO CHIES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA; MATEMÁTICA FINANCEIRA II; DIREITO TRIBUTÁRIO; TEORIA ECONÔMICA
Caxias do Sul – RS
2012
FERNANDO CHIES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA; MATEMÁTICA FINANCEIRA II; DIREITO TRIBUTÁRIO; TEORIA ECONÔMICA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração Bacharelado da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Administração Financeira – Prof. Fábio Proença
Administração Orçamentária – Prof. Thiago Nunes Bazoli
Matemática Financeira II – Profª. Helenara Regina Sampaio Figueiredo
Direito Tributário – Profª. Janaina Vargas Testa
Teoria Econômica – Profª. Regina Lucia Sanches Malassise
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO: CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS 4
2.2 DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS 5
2.2.1 Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado 5
2.2.2 Fluxo de Caixa Projetado 5
2.3 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A
EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS 5
2.4 TÉCNICAS DE ANÁLISE DO ORÇAMENTO DE CAPITAL 6
2.4.1 Valor Presente Líquido 6
2.4.2 Taxa Interna de Retorno 6
2.4.3 Payback Descontado 7
2.4.4 Riscos e Retornos 7
2.4.5 Financiamentos, Emprésrtimo e Leasing 8
2.5 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO/
PRESTAÇÕES 9
2.6 IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI) 9
2.7 ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS ECONÔMICAS 11
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A empresa Port Carros pretende operar em um novo segmento de negócio denominado de Revenda de Carros Novos e Usados e se enquadra no regime de tributação do Lucro Real. Para isso, a empresa desenvolveu uma análise de mercado bem como a análise do ambiente considerando-se os aspectos micro e macro-econômicos, fiscais/tributários, financeiros que abrange desde a projeção de orçamentos até a elaboração do demonstrativo de resultados, fluxo de caixa e a análise de investimentos.
Os resultados da pesquisa desenvolvida pela empresa Port Carros assinalou a existência de um mercado potencial bastante atrativo, mas para entrar no mercado pretendido necessitará de elevados investimentos, cujos recursos na atualidade não possui, o que remete a busca por empréstimos, leasing e financiamentos, portanto será preciso realizar uma análise de custo de capital.
Assim sendo, este trabalho tem por finalidade auxiliar a empresa Port Carros no aprofundamento dos conhecimentos relacionados às ferramentas financeiras, tributos bem como no entendimento dos conceitos financeiros e de matemática financeira para determinar a análise de custo de capital.
Para tanto o estudo descreve as características e fundamentos do planejamento financeiro, os demonstrativos orçamentários abrangendo o demonstrativo do resultado do exercício projetado e fluxo de caixa projetado e a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas.
Em seguida são apresentadas as definições das técnicas de análise do orçamento de capital envolvendo o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, o payback descontado, riscos e retornos, bem como financiamentos, empréstrimo e leasing, os princípios básicos do valor do dinheiro no tempo/prestações, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as análise das expectativas econômicas.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste capítulo são descritos os principais conteúdos que foram ministrados nas disciplinas de administração financeira, administração orçamentária, matemática financeira, direito tributário e teoria econômica, no intuito de auxiliar a empresa Port Carros na tomada de decisão para a expansão de seus negócios.
2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO: CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS
De acordo com Santos (2010, p. 96) “Um planejamento financeiro bem elaborado deve antever o que pode acontecer caso haja algum “furo” e o planejamento não ocorra, contrariando as expectativas, principalmente, dos acionistas”.
Assaf Neto (2003) acrescenta que no planejamento financeiro são apresentadas as necessidades de expansão da empresa, a identificação dos possíveis desajustes futuros e também a seleção de ativos que possam ser mais rentáveis, estabelecendo-se uma rentabilidade mais satisfatória nos investimentos.
Segundo Santos (2010, p. 96) o planejamento financeiro é classificado em longo prazo e curto prazo. No planejamento financeiro correm “[...] as ações projetadas para o futuro, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros”. Os planos financeiros de longo prazo cobrem um período de dois a dez anos, no entanto precisam ser revisados continuamente, pois sofrem impactos diretos
...