Administração Financeira
Casos: Administração Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldo.unesp • 15/3/2015 • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 856 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1 – CONTEÚDO 1 – QUESTÃO 32
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Órgão executivo central do sistema financeiro, com responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo:
A – Comissão de política monetária (COPOM).
B – Instituto de resseguro brasileiro (IRB).
C – Conselho monetário nacional (CMN).
D – Banco central (BACEN).
E – Comissões de valores mobiliários (CVM).
Alternativa: C está correta
Justificativa: É o órgão superior do sistema financeiro nacional tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.
2 – CONTEÚDO 1 – QUESTÃO 24
A Teoria da Preferência pela Liquidez afirma:
A – Que ordena os agentes econômicos e estuda o seu comportamento.
B – Que o investidor prefere sempre dispor de seus recursos no presente, e que, para deixar de consumir hoje e aplicar os recursos em bens que não de consumo, exige remuneração.
C – Que á teoria financeira parte de seus conceitos, porque estuda a teoria da firma.
D – Que é cada vez mais importante para as finanças, em função do crescente processo de internacionalização dos processos produtivos e da intensificação dos fluxos de capitais.
E – Que procuram compreender o comportamento da empresa, as relações de preço com oferta e demanda de bens e serviços, o comportamento do consumidor e do investidor.
Alternativa: B está correta
Justificativa: John Maynard Keynes (1883-1946) pela liquidez determina a quantidade de moeda que o público deseja reter de acordo com o valor da taxa de juros. Sendo a taxa de juros, a qualquer momento, a recompensa da renúncia á liquidez, é uma medida de relutância do que possuem dinheiro alienar o seu direito de dispor do mesmo.
3 – CONTEÚDO 1 – QUESTÃO 27
É chamado de instrumentos de política econômica o conjunto de ações e medidas à disposição do governo, para a regulação da atividade econômica. Esses instrumentos estão divididos em:
A – Política monetária, política fiscal, política cambial e política de rendas.
B – Política financeira, política fiscal, política cambial e política de rendas.
C – Política monetária, política fiscal, política cambial e política de vendas.
D – Política econômica, política fiscal, política cambial e política de rendas.
E – Política econômica – o – financeira política fiscal, política cambial e política de vendas.
Alternativa: A está correta
Justificativa: Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de créditos e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico. Política fiscal é um ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômico, amortecendo as flutuações dos ciclos econômicos. Política cambial é o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado destinado a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais. Política de rendas pelo governo consiste no controle da remuneração dos fatores diretos de produção na economia, salários, depreciações, lucros, dividendos e preços dos produtos intermediários e finais.
4 – CONTEÚDO 2 – QUESTÃO 17
Avaliar uma alternativa de ação ou escolher a mais atrativa entre várias, usando métodos quantitativos.
Refere-se a uma decisão de grande envergadura, um novo empreendimento ou a ampliação de um já existente, seu prognóstico é decisivo para aceitação ou rejeição da proposta.
Estes conceitos dizem respeito a:
A - Análise de investimento
B - Análise de desempenho
C - Análise econômica – financeira
D - Análise de desenvolvimento
E - Análise vertical e horizontal
Alternativa: A está correta
Justificativa: A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
5 – CONTEÚDO 2 – QUESTÃO 20
Os métodos analíticos empregados em análise de investimentos são:
A – Taxa de retorno contábil e tempo de retorno (Payback)
B – Taxa de retorno contábil e fluxo de caixa anual esperado
C – Tempo de retorno (Payback) e valor presente líquido (VPL)
D – Taxa interna de retorno (TIR), tempo de retorno descontado (Discounted Payback) e fluxo de caixa anual esperado
E – Valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e tempo de retorno descontado (Discounted Payback)
Alternativa: E está correta
Justificativa: VPL é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração. A TIR é definida como a taxa de desconto de um investimento que torna seu valor presente líquido nulo, ou seja, que faz com que o projeto pague o investimento inicial quando considerado o valor do dinheiro
...