Algumas considerações sobre as corporações e sua regulamentação legal
Seminário: Algumas considerações sobre as corporações e sua regulamentação legal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Broke • 9/2/2015 • Seminário • 891 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
Contabilidade
Passo 1
Acessem o artigo Algumas considerações sobre as sociedades anônimas e seu regramento legal, disponível em Acesso em: 28 abr. 2013, e em no máximo três laudas apresente suas considerações sobre a importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro.
A importância da sociedade anônima e que se alguém que não dispõe de recursos básicos para fundar uma empresa pode se juntar com outra pessoa física e formar uma pessoa jurídica e começar a explorar algum objetivo econômico em comum, segundo o código civil da uma noção de o que seria uma sociedade “Art.981. celebram cotratos de sociedade as pessoa que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício da atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados”, mas os sócios não necessariamente empresários da empresa ele só são donos da empresa, que também tem bens distintos, mas se essa pessoa jurídica cair em inadimplência os sócios terão de arcar com divida, mas só é necessário executar os bens dos sócios quando os bens da empresa não são suficientes para quitar as dividas.
Na sociedade anônima os sócios não precisam se conhecer pessoalmente por que esse tipo de sociedade se participa por meio de ações e os acionistas que tem menor poder de opinar sobre as decisões tomadas em relação à empresa são chamados de sócio minoritário e os que retêm as maiores partes das ações da empresa são chamados de sócios majoritários, as sociedades anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas sendo, abertas: aquelas que permitem a negociações de ações na bolsa de valores, e as fechadas que não emitem ações negociáveis nesse mercado. A participação nos lucros, pela lei esses dividendos podem ser obrigatoriamente repartidos entre os sócios ou então podem ser investidos na empresa.
As sociedades anônimas tem grande importância na nossa economia, especialistas dizem que elas trouxeram uma nova era ao capitalismo, um intenso fluxo de capital entre as bolsas de valores de todo o mundo, e que vem fazendo muito sucesso com o investidores que vem cada vez mais interessados em ações, é o fortalecimento econômico do País, hoje com o mundo em crise, as empresas de grande porte buscaram uma maneira mais econômica de pegar dinheiro para capital de giro, e resolveram transformar a entidade em sociedade anônima, para captar recursos de investidores à longo prazo e juros menores e transformar os recursos captados em produtos, assim gerando lucros, empregos etc.
À sociedade anônima é de extrema importância em nosso cenário corporativo brasileiro, ela traz segurança ao investidor e aquecimento na economia e com este tipo de sociedade a captação de recursos fica muito mais vantajosa.
Temos exemplo de empresa como a Petrobrás, ela é sociedade anônima, tem suas ações em bolsa de valores e captam recursos de todo tipo de investidores como, por exemplo, Pessoa Jurídica, Pessoa Física e estrangeiros. Hoje a Petrobrás esta com um projeto de expansão que é o Pré-Sal, ela esta captando o máximo de recursos para que possa fazer a exploração de petróleo. Temos também a Vale do Rio Doce que capta recurso das ações vendidas para poder desenvolver atividades minerais.
Então para que o País possa se desenvolver, é necessário a sociedade anônima para que no cenário corporativo brasileiro as empresas possam captar recursos para aquecer a economia, gerar empregos e também na parte social e ambiental contribuir para o bem estar.
Passo 2 (quadro)
...